31/10/2007

Petição p/regresso do Eléctrico 24 e Doc.«É preciso apostar forte no carro eléctrico»

Lisboa, 31 de Outubro de 2007

Ex.mo Sr.Presidente da CML, Dr. António Costa,
Ex.mo Sr. Presidente da Carris, Dr. José Manuel Silva Rodrigues

Numa época em que grande parte das cidades mundiais repensa a utilização de meios de transporte tornando-os amigos do ambiente, e restringe a sobre-utilização de automóveis nos seus centros antigos, achamos que é altura de se discutir, seriamente, a (re)introdução de linhas de eléctrico em Lisboa, não apenas por questões ambientais mas também, conjunturais, dadas as restrições económicas e por as linhas de eléctrico serem bastante menos dispendiosas do que qualquer outra alternativa.

Se se tivesse mantido a rede de eléctricos que existia em Lisboa, modernizando-a em vez de a destruir, muitos dos problemas de poluição, mobilidade, trânsito e saturação das nossas artérias estariam resolvidos. É paradoxal querer agora apostar-se no metro de superfície, etc., quando Lisboa já dispôs de uma rede de eléctricos bastante eficiente e abrangente ... há quase 100 anos.

Nesse sentido, temos o prazer de enviar em anexo, um documento contendo algumas ideias sobre este assunto, incluindo 2 propostas muito concretas de re-investimento nos eléctricos, que, recordamos, foram sendo retirados do mercado ao longo dos anos em contra-ciclo ao que se faz lá fora. São estas propostas as seguintes:

1. Reabertura da Linha 24, troço Carmo-Campolide (1ª fase) e Cais do Sodré-Campolide (2ª fase);
2. Nova linha de eléctrico, Av.Uruguai - Gare do Oriente;

No que toca ao ponto 1. temos o prazer de anunciar que lançámos uma petição online, que esperamos sirva de incentivo à manifestação de interesse dos lisboetas:
'Lisboa precisa da carreira de eléctrico nº 24. Por favor, reabram-na !'

Contamos com o apoio expresso de várias instituições do eixo Cais dos Sodré-Rato, como por ex. Associação dos Comerciantes do Bairro Alto, Liga dos Amigos do Jardim Botânico, e o apoio, a título individual, de Vítor Costa, da Associação de Turismo de Lisboa . Também o Centro Nacional de Cultura manifestou a sua solidariedade.

Na expectativa de uma Lisboa mais moderna, amiga do ambiente e dos cidadãos, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Hugo de Oliveira, Nuno Santos Silva, André Santos, Nuno Caiado, Fernando Jorge e Nuno Valença

Sem comentários: