22/10/2007

O PAVILHÃO CARLOS LOPES - No Parque Eduardo VII


O Pavilhão foi projectado para albergar a representação portuguesa na Exposição Internacional do Rio de Janeiro realizada em 1922 por ocasião das comemorações da independência do Brasil. Finda a exposição, foi desmontado e trazido novamente para Portugal a fim de ser reconstruído no Parque Eduardo VII, obra concluída em 1929.

A partir de 1947 com a realização do campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, o Pavilhão que até então era de exposições ganhou um estatuto desportivo ficando a ser conhecido com o Pavilhão dos Desportos. Enquanto tal, passou a fazer parte das memórias mais queridas de muitos desportistas não só nacionais como estrangeiros.

Encerrado para obras, pomposamente anunciadas em 2001, passados que estão sete anos, quem se der ao trabalho de passar pelo Parque Eduardo VII, pode verificar o estado de degradação e desleixo a que deixaram chegar uma das “jóias da coroa” do desporto nacional...

de "Forum Olímpico de Portugal)

1 comentário:

Anónimo disse...

O estado de degradação em que se encontram os azulejos dos painéis existentes no átrio do pavilhão Carlos Lopes fez parte de uma proposta dos Cidadãos Por Lisboa relativamente à Manutenção da Arte Pública.
A proposta foi a Sessão de Câmara no passado dia 15 e aprovada por unanimidade.
ISABEL G.