04/10/2007

Fundação Champalimaud vai para Pedrouços

In Sol Online (4/10/2007)
Por Margarida Davim

«A presidente da Fundação, Leonor Beleza, almoçou esta quarta-feira com os vereadores das várias forças políticas da Câmara de Lisboa para apresentar o projecto de um centro de investigação para a Doca Pesca

António Costa convidou Leonor Beleza e os cabeças de lista das várias forças representadas na Câmara de Lisboa para um almoço com um projecto para a frente ribeirinha na ementa.

Aos vereadores, Beleza apresentou o projecto da Fundação Champalimaud para os terrenos da antiga Doca Pesca, em Belém.

Um plano que a vereação ainda não viu traduzido em maquete, mas que deverá ser apresentado pelo arquitecto Charles Correia – um indiano de ascendência goesa, responsável pela sede do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos – ainda este mês, na Câmara de Lisboa.

Um anúncio que foi feito, depois de a Fundação ter ponderado outras localizações, em Cascais e Oeiras, e sendo que há várias autarquias interessadas em acolher esta sede.

Os termos da cedência dos terrenos em causa – para onde chegou a estar pensada a America’s Cup – ainda não estão definidos, mas já foram alvo de negociações entre o Governo e o anterior executivo camarário de Carmona Rodrigues.

De acordo com Carmona, «não está prevista a cedência gratuita dos terrenos», mas sim um direito de superfície por um período de tempo ainda não definido, que pode ter a troca de serviços como contrapartida.

«Essa cedência pode ser negociada em géneros», explicou Carmona, dando o exemplo de cursos de formação que podem ser leccionados pela Fundação. Para António Costa este é «um projecto de grande interesse para a cidade», que mereceu «um grande consenso de todos sobre a grande utilidade deste centro de investigação».

A obra, que deverá ter apenas dois pisos de construção em altura – sendo os restantes andares subterrâneos – implicará a demolição dos edifícios da escola de pesca e terá uma zona de espaço público, com jardins, e um anfiteatro aberto virado para o rio Tejo.

PSD, PCP, BE e o movimento Cidadãos por Lisboa também se congratularam com a possibilidade da construção do centro de investigação científica em Lisboa, aguardando porém por mais detalhes sobre o projecto em concreto.

José Sá Fernandes, do Bloco de Esquerda, diz que a apresentação que foi feita «foi muito superficial» e que vai «analisar» o projecto hoje apresentado por Leonor Beleza. »

Não sei se o processo de divulgação será o melhor - almoço? - mas parece-me que entre os inenarráveis armazéns da Docapesca (uma sociedade, recorde-se, que deveria ser extinta, pois é apenas um maná para boys) e um edifício de 2 andares desta fundação, e sobretudo a própria actividade desta, parece-me que não há esoclha possível. O problema é de fundo: mais uma vez os terrenos da zona ribeirinha são alvo de promoção imobiliária. Não aprendemos, de facto, e não há nada a fazer. Porque não instalar a fundação num dos "n" edifícios de prestígio abandonados por essa Lisboa? Porquê o rio? Porque não deixar o rio para as pessoas, para o desporto, para o lazer? Somos mesmo parvos... caso contrário nunca teríamos permitido a demolição da estação de comboios de Pedrouços ... agora vai fazer falta, ou não?

Sem comentários: