03/10/2007

Richard Rogers propõe ligação sob o rio Tejo

In Diário de Notícias (3/10/2007)
CLÁUDIA ROCHA MONTEIRO, Almada

«"Propus uma ligação de comboio por baixo de água a Lisboa", confessou ontem durante a apresentação do projecto Almada Nascente, no âmbito do Waterfront 2007, o arquitecto Richard Rogers, que juntamente com a Atkins e a Santa Rita Arquitectos elaborou o projecto.

A proposta não foi contemplada no plano, mas o presidente do conselho de administração do Fundo Margueira Capital, que detém grande parte dos terrenos, Mário Donas, afirma que "o projecto não fecha portas e está, inclusive, aberto a uma ligação do metro entre a Margem Sul e Lisboa".

Mas para já, a grande prioridade é "encontrar investidores" para concretizar o Almada Nascente, Cidade da Água. Um investimento que se prevê superior a mil milhões de euros e para realizar ao longo de 20 anos", mas que, garante Mário Donas, "não é para ficar na gaveta".

A presidente da autarquia almadense, Maria Emília de Sousa, acredita que a conferência internacional Waterfront, com início hoje, será um óptimo local para "sensibilizar os investidores nacionais e internacionais desejados" e afiança que "dentro de alguns meses começar-se-ão a desenvolver os projectos de execução", faltando apenas "uma concertação final com a CCDR-LVT".

Segundo Richard Rogers, autor de projectos como o Millennium Dome, em Londres, ou o Centro Georges Pompidou, em Paris, a maior dificuldade que encontrou na realização deste projecto, que visa recuperar os 120 hectares dos antigos estaleiros navais de Cacilhas e Margueira, foi a nível de transportes públicos. E foi neste âmbito que surgiu a proposta da ligação subaquática entre Almada e Lisboa.

Para o vencedor do Pritzer 2007, este projecto terá ainda mais impacto do que o Millennium Dome ou o Centro Georges Pompidou, porque "mexe mais com a vida das pessoas". Rogers não acredita sequer que seja um projecto polémico, pois "hoje em dia há maior receptividade a este tipo de arquitectura", contou ao DN.|»

Bom, dada a conhecida «especialização» dos portugueses em construirem túneis, suspeito que esta ideia vire ficção de Júlio Verne. De qualquer modo, em breve, teremos um túnel entre a Espanha e Marrocos, ao menos isso.

1 comentário:

daniel costa-lourenço disse...

Não é nada estapafúrdio...

O sistema de metropolitano na Grande Lisboa deveria ser único e evitar a crescentar ás milhentas formas de transporte nesta cidade, totalmente descoordenadas.

Estando a ponte ocupado com o sistema pesado, a margem sul deveria estar unida por Metro a Lisboa.

Seria mais umpasso em transformar Lisboa numa cidade de duas margens