08/04/2008

Chegado por email:




«Exmos. Senhores


Agradeço a atenção que deram a este a assunto, mas não foi a suficiente...

Por um lado, devo precisar que é FALSO que «as viaturas bloqueadas e/ou removidas estavam estacionadas sobre o passeio ou em local destinado ao trânsito de peões e, algumas a impedir a normal circulação viária». Como expliquei anteriormente - e posso provar por fotografias que tirei - apenas o primeiro automóvel estava estacionado de maneira que pode considerar-se irregular por estar a menos de 5 metros da esquina. É assim certamento um exagero dizer que houve «inúmeras reclamações», numa rua onde aliás, há décadas que sempre se estacionou sem problema.

Acontece que, HOJE de manhã, a Polícia Municipal voltou a bloquear todos os carros. É certo que alguns tinham duas rodas sobre o lancil do passeio, mas a maior parte estava bem estacionada. E volto a frisar não há qualquer sinal de interdição de estacionamento nesta rua. Portanto a PM voltou a actuar arbitrariamente, ilegitimamente e com abuso de poder. Anexo as fotografias tiradas hoje e demonstrativas do que acabei de expôr.

Felizmente, o meu carro não estava aqui estacionado, mas como moradora na rua deixo-o aí muitas vezes e acho inadmissível o que aconteceu - agora pela segunda vez. Cabe-me portanto - e uma vez que não poderei fazer queixa como lesada directa - solicitar aos vossos serviços que resolvam o assunto eficazmente.

Com os melhores cumprimentos,
Leonor Areal
»


«Em 25/03/08, Gabinete Vice-Presidente escreveu:
Exma. Senhora

A missiva que nos enviou mereceu a nossa melhor atenção.

De facto, a Policia Municipal actuou na Rua Luísa Tody desta cidade, na sequência de inúmeras reclamações recebidas nos serviços.

As viaturas bloqueadas e/ou removidas estavam estacionadas sobre o passeio ou em local destinado ao trânsito de peões e, algumas a impedir a normal circulação viária, pelo que a acção levada a cabo pela policia Municipal decorreu dentro dos princípios legais em vigor, designadamente do Código da Estrada.

Nestes termos, o objectivo deste tipo de acção passa por garantir a normal circulação viária nas artérias da Cidade e, consequentemente acautelar uma mobilidade pedonal segura e eficaz para todos os nossos concidadãos.



Com os melhores cumprimentos

Filipa Penedos

Assessora do Gab. Vice Presidente
»

10 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

Carros bem estacionados?!

Nenhuma ambulância ou carro de bombeiros passava aí!

Um carro normal só passava se tivesse de subir o passeio....

Filipe Melo Sousa disse...

Não existe nenhuma sinalização, tanto é que para justificar a sua acção ilegal, a polícia municipal mente e inventa factos.

Aconselho à Filipe Penedos que ligue à SIC e ao "nós por cá". Com alguma projecção mediática talvez isto entre na ordem. Ou então, processe a polícia.

Anónimo disse...

"não há qualquer sinal de interdição de estacionamento nesta rua." ....não existindo sinais de proibição, é permitido estacionar na rua, no lado do sentido de circulação. O abuso do poder, ou o mesmo mal exercido, é das coisas mais irritantes para um cidadão.


JA

Leonor Areal disse...

Para evitar confusões, remeto para o caso anterior de bloqueamento de TODOS os automóveis nesta rua, ocorrido em 15 de Fevereiro passado - em http://cidadanialx.blogspot.com/2008/02/chegado-por-email_15.html - acerca de que recebi a resposta acima da CML (Filipa Penedos é da CML, não é a queixosa). As fotografias acima e a mensagem referem-se a dia 7 de Abril (ontem) e foram dirigida à CML.
Leonor Areal

Anónimo disse...

Pela fotografia esta rua devia ser fechada ao transito, sendo tornada numa rua pedinal. Os passeios são excessivamente pequenos para duas pessoas se cruzarem nem os carros conseguem estacionar por forma a passarem veículos de maior dimensão. A solução é óbvia - os moradores estacionam num parque que seja próximo e a rua é fechada ao trânsito, assim ganha-se uma área em que os moradores e peões podem circular com condições de segurança. Claro que num país de carro-dependentes este tipo de solução não vinga, na cabeça dos dependentes das latas o melhor era tirar os passeios....Ninguém tem pernas para andar neste país, já para não falar de cérebro para pensar....

Anónimo disse...

Não havia nenhuma sinalização e aceitaram pagar as multas?
Os PM's agiram assim só porque são malévolos?
Não acredito!

Talvez houvesse o mau hábito estabelecido de estacionar aí.

Mas legal não era com certeza.
E agora? Continuam a estacionar?

Anónimo disse...

Quando não há sinais que proibam o estacionamento estaciona-se onde há lugar.

Se eu estacionar na faixa de rodagem certamente também me bloquearão o carro...
Em ruas apertadas, como é a rua em questão, lugar para estacionar é coisa que não existe.

Que ele caiba fisicamente lá é outra questão.

Filipe Melo Sousa disse...

Existe nesta caixa de comentários algum analfabetismo no que diz respeito ao código da estrada. E entre a PSP também.

Anónimo disse...

"Existe nesta caixa de comentários algum analfabetismo no que diz respeito ao código da estrada"
Há é falta de bom senso de certos comentadores...Não é preciso código nenhum para se perceber que um veículo de emergência de maiores dimensões não passa ali...O que é triste é haverem moradores que preferem vêr a casa a arder ou arrastarem um doente até uma ambulância estacionada um quarteirão mais longe, do que pararem o carro sem ser a mais de 5 metros da porta de entrada...São todos inválidos, deficientes (mentais de certeza....)

Filipe Melo Sousa disse...

se assim fosse, haveria um sinal de proibição