03/06/2009

In DN:

18 comentários:

eleitor em lisboa disse...

A reter:
Ausência de concurso público, a CML faz concurso público para Parque Mayer que é privado e não faz para um espaço público tão importante como o Terreiro do Paço.
De salientar a irresponsabilidade do Vereador Carmona Rodrigues que se ausentou da sala no momento da votação em reunião de câmara, a desilusão do Presidente usar voto de qualidade para viabilizar a proposta.
Saem mal na fotografia.
Antonio Costa-falta de gosto
Manuel Salgado-prepotência
Carmona Rodrigues-irresponsável

Anónimo disse...

gosto muito do projecto e concordo totalmente com o Presidente da CML. Quando se tenta fazer qualquer coisa então vêm logo uns "parolos" a impedir e a dizer mal só para terem visibilidade...

Anónimo disse...

Deviam condecorar o presidente da cml no 10 de Junho, por tudo o que tem feito por Lisboa.

Com a comenda Ignóbel, evidentemente.

S.O.S. disse...

"Projecto foi levado a debate na Ordem dos Arquitectos"???

Foi isto que a Frente Tejo preparou para se defender!
Porque é que a Ordem dos Arquitectos se deixa usar nestes termos, quando tem a obrigação de ser a primeira defensora do nosso património e da prática adequada da profissão?

Aquilo não foi um debate.
Foram meia dúzia de intervenções, que ainda assim deram para entender a falta de razoabilidade de todo este processo.

Mas que deu para perceber que estava tudo preparado para dar nisto, deu.

Porque partem do princípio que somos todos uma camada de burros subservientes de compadrios instalados?

Isto que está a acontecer e os custos pelo desmérito da Ordem dos Arquitectos num processo como este, onde está a assumir por inerência uma parceria que leva a implicações graves e ao desmérito do país, tem nomes... e tem que ter consequências.

Há pessoas que andam de roda de meia dúzia de políticos que bajulam e que, pela sua miopia, nem se apercebem que esses não são sequer representativos da sua classe profissional.
Pede-se seriedade.
Por mais que essa meia dúzia faça coro, não vão conseguir "vender" ao povo aquela EMITAÇÃO DE XADREZ novo, "tipo antigo", que querem IMPÔR na principal praça do país!

Que falta de respeito pelos nossos antepassados que executaram com mestria toda a baixa pombalina...

Há pessoas na Ordem dos Arquitectos que estão a deixar Lisboa aos abutres. Que ganham com isso?
São o desmérito dos profissionais que representam.
Ainda por cima encostam-se a nomes sonantes que deviam deixar em paz.

Essa de que a "Arquitectura não se referenda" não tem que ver com o que se está a passar, mas era um bom cobertor para distrair opiniões e fazer passar ao lado de uma participação pública que aqui é fundamental, tais são os erros conceptuais.

Salvaguarde-se o património que é de todos e deixem-se de idiotices; de querer fazer passar os Portugueses por parvos!

Anónimo disse...

Emitação?! ai o português

Anónimo disse...

eu não gosto de emitações baratas...

Lesma Morta disse...

"gosto muito do projecto e concordo totalmente com o Presidente da CML. Quando se tenta fazer qualquer coisa então vêm logo uns "parolos" a impedir e a dizer mal só para terem visibilidade..."
Ter opinião própria é ser parolo? Então saiba que sou parolo e não gosto da obra.

Jorge Santos Silva

gopetition disse...

Até a esta hora há 966 parolos...

http://www.gopetition.com/online/28118.html

S.O.S. disse...

Aquela Emitação é mesmo muito rasca, dá nas vistas e faz falar muito mal dela a quem tem um mínimo de cultura patrimonial e arquitectónica.

Mas afinal andam aí uns importantes senhores com tanto medo de escrever erros num texto rápido que, de posse das suas cartolas, apenas apontam para o céu. Digam mais qualquer coisa, digam que concordam com aquela aberração e expliquem porquê!

Como pode alguém de bom senso aceitar experiências de risquinhas, variação de tons e degrausinhos, numa praça que é o corolário de um plano fabuloso ao nível do que melhor se fez no mundo?

Apenas porque tem por trás uma campanha publicitária que lhe vem atribuir uma referência, como se faz para vender chocolates? E porque há muito dinheiro para estragar?

Apenas encontro a defender esta toleira aqueles que directa e indirectamente se relacionam com as mais-valias da atribuição directa deste tipo de projectos ou obras. E daqueles a quem a pressa de execução é marcada por um calendário eleitoral que, se em casos normais não devia ser aceitavel, aqui é completamente inadmissível.
Mexeram de forma leviana com uma estrutura urbana complexa e carismática, referencial, património que não é apenas escultura, é a nossa cidade viva, que utilizamos e queremos utilizar.

Mexeram com uma obra urbana que fez funcionar bem uma cidade, um povo, que tem orgulho nela e não vai admitir que brinquem com esta ordem urbana, com este saber fazer de mais de 200 anos, sem que apareça uma proposta que respeite o nosso património ao nível da qualidade que ali podemos ter.

Como é que na Ordem dos Arquitectos abrem a porta para dar cobertura a esta treta?

Quem é responsável por deixar promover este tipo de coisas?
Qual é o benefício e de quem?
Ou é apenas para denegrir a imagem dos arquitectos?

Nesta data, precisa-se de bom senso em Portugal...

Anónimo disse...

Eu gosto muito é do projecto de correr com o actual executivo da cml para fora, e longe.

Anónimo disse...

...
Comentário da petição, com o nº943 (J.Afonso):
"Estes tipos são piores que o Terramoto de 1755."
...

Anónimo disse...

...
Comentário da petição, com o nº
908(A. Carvalho):
"É chocante o modo como querem impor um projecto tão mau para uma das mais belas praças do mundo.
Se fosse um projecto escolar estava intrinsecamente chumbado.
Chumbado seja!"
...

Anónimo disse...

Comentário da petição, com o nº
1024(A. Muñoz):
"Em "Cartas ao Director" do Público de 19-5-09 foi publicado o meu protesto contra este projecto.Foi um protesto arquitectónico. Agora é mais grave:esta petição é sobretudo política( e bem! ) pois sem discussão pública de um tal projecto não haverá democracia .
Da Ordem dos Arquitectos,do Igespar (etc), ainda não ouvi nada.
De Costa e Sócrates já nada espero ; portanto um só apelo : para continuarmos em democracia , votem noutros ..."

Anónimo disse...

«...mais grave: esta petição é sobretudo política (e bem!) pois sem discussão pública de um tal projecto não haverá democracia.»

ou surreal, a raiar o desdém pela inteligência e maioridade de todos nós, cidadãos interessados na sua cidade, pois o site da Frente Tejo, onde existe o suposto 'espaço para discussão' mais não é que uma lista de pseudo-temas, para se discutir não se sabe quando, em que ao primeiro toque (incauto) somos (sem querer!) 'participantes', de uma votação(?) ridícula...

PS: acima de tudo é isto que me irrita nesta nossa democracia, o total desrespeito com que os dirigentes nos manipulam, qual vendedores de shampoos ;)

Anónimo disse...

Comentário da petição, com o nº
1095(F.C. Rêgo):
"Há quem não tenha grande História, há quem não tenha grande Beleza. Nós temos ali as duas e não entendemos nenhuma!? Há quem se irrite com isto e só se faça notar, sobretudo, a ser desagradável. É um provincianismo mal urbanizado, que, depois de eleito, se arroga importâncias com direito a reescrever séculos de História de Portugal. É isso que eu não quero para o Terreiro do Paço. Para quem não seja bom entendedor de História ou de Arte, uma dica: o nome já diz tudo."

Anónimo disse...

Comentário da petição, com o nº
1035(F.E. Santo):
"Mais do que a abertura "curativa" de um período de discussão pública, é urgente parar a abusiva aprovação deste ou qualquer outro projecto no Terreiro do Paço, que não resulte de um concurso público, transparente e estratégico para a cidade."

S.O.S. disse...

Cadê da Ordem dos Arquitectos?

Por onde estão os que deram cobertura a esta tramóia?
Andam a tapar o sol com a peneira?

Não seria já tempo de dizerem qualquer coisa?
De ajudarem a cuidar deste nosso património, que o povo tanto considera, e para o qual estes governantes se estão a marimbar?

Bem, se é para continuarem a dizer, neste caso, que "a arquitectura não se referenda", continuem calados...
Ai, ai, esta des'Ordem...

Anónimo disse...

Qual desordem?
Aquilo está ordenado, direitinho, bem alinhado para receber uns grandes trabalhos sem concurso, que não vão ter discussão pública... nem ser referendados.
Então, queriam melhor? Eles sabem que é assim que estes políticos fazem a sua obra.
Como diz o comentário supra "Estes tipos são piores que o Terramoto de 1755."
Estão todos feitos uns com os outros!