09/09/2009

«Festas de Lisboa» ou «Festas da Cerveja»?



Estamos conscientes da importância dos patrocinadores na manutenção de um programa cultural de qualidade nas Festas de Lisboa. Mas é óbvio que são necessárias mudanças, novas regras que disciplinem a publicidade dos patrocinadores. Segundo a EGEAC, a empresa municipal tem procurado encontrar novas contrapartidas de publicidade com menor impacto na cidade. Para a EGEAC, a pintura de publicidade nas faixas de rodagem de algumas ruas serão visualmente menos agressivas do que, por exemplo, os quiosques que as marcas de cerveja distribuiram pelos bairros históricos. A este propósito, e para que a degeneração das Festas de Lisboa em Festas da Cerveja não continue, há vários problemas a resolver:

-equilibrar o crescente monopólio das marcas de cerveja convidando marcas de vinho. Porque não quiosques a vender vinho português a copo? Históricamente é mais relevante e autêntico pois no passado não se vendia cerveja no Santo António;

-acabar com os intrusivos quiosques de plástico das marcas de cerveja convidando designers para criarem um quiosque para as Festas de Lisboa;

-proibir os milhares de dispositivos de publicidade das marcas de cerveja (cartazes, bandeiras, autocolantes, etc.) que todos os anos poluem o ambiente urbano dos bairros históricos. Criar formas de publicidade no espaço público menos intrusivas e mais amigas do ambiente.

A cidade deve exigir responsabilidade social aos patrocinadores, sensibilizando-os para os problemas ambientais associados à produção de dispositivos de publicidade em papel e plástico, descartáveis e cujos desperdícios não são recolhidos pelas marcas que os lançam no espaço público.

Fotos: R. da Bica Grande e R. da Esperança, Madragoa

4 comentários:

Anónimo disse...

Como Zé na vereação, Lisboa está em leilão.

Anónimo disse...

ainda pergunta?
festa da cervejola, claro, industria omnipotente e omnipresente

borram a cidade e intoxicam meio mundo

nuno caiado

Sandra disse...

Estas fotografias não revelam a gravidade da situação. Nas primeiras horas da manhã as ruas do Castelo e Alfama são um verdadeiro mar de despojos de publicidade. Toneladas de lixo multicolor de plástico e papel! Um nojo!

Anónimo disse...

«publicidade autêntica»