01/09/2009

Medida para o Ambiente

Com o objectivo de diminuir as milhares de cápsulas enviadas diariamente para o lixo, pode a CML estabelecer parcerias com a Nespresso e a Delta, através das quais disponibiliza espaço público para estas empresas colocarem contentores de recolha de cápsulas. Estas seriam encaminhadas para um centro de triagem, onde o aluminio seria separado do café. O Aluminio seria fundido e encaminhado para utilização indústrial, e o café seria encaminhado para uma unidade de compostagem para ser transformado em fertilizante.

Esta parceria público-privada permitiria diminuir o impacto destas actividades económicas no meio ambiente.

9 comentários:

ABA disse...

Pelo menos as lojas da Nespresso recebem as cápsulas ;)

Paulo Ferrero disse...

Protocolos com a Delta, já nos chega o do Deltatejo em Monsanto, credo. Em 90% dos casos, sou completamente contrário a protocolos, trazem sempre água no bico, não gosto.

Anónimo disse...

Não é um protocolo mas um Contrato, ou, Eco-Contrato, se quisermos, em que as entidades poluidoras se obrigam a compensar essa mesma poluição.

Anónimo disse...

Eu acho que a CML devia estabelecer protocolos com a Control e a Durex, pelo menos, para evitar que tantos preservativos vão para o lixo.

Anónimo disse...

Não se pode fazer protocolos com entidades, como a Delta Tejo fazer as casas de banho no Keil do Amaral ou o Rock-in-Rio fazer uma ponte pedonal e ciclável ou o Continente pagar a recuperação, com projecto camarário, de uma parte do Jardim da Estrela?? Tem que ser tudo com orçamento camarário? Porquê? Qual a lógica? Você anda sempre desconfiado de tudo, livra...

Efcm disse...

E que tal colocar as cápsulas no ecoponto amarelo???

simples e não é preciso nenhum protocolo novo

Anónimo disse...

O Ecoponto amarelo é destinado a embalagens plásticas e de metal. Apenas. As cápsulas contêm café. Ora o café não é nem um plástico, nem um metal. Portanto seguindo calmamente o raciocinio, as cápsulas contendo CAFÉ, não devem ir para o Ecoponto amarelo.

Anónimo disse...

o eco-ponto amarelo já existe para os aluminios.

as empresas já pagam uma taxa para pagar os custos de reciclagem. isto é uma directiva comunitária que já existe há muitos anos....

Anónimo disse...

Eu acho que o café simplesmente deitado ao Tejo é muito capaz de ser apreciado pela ameijoa e pelo berbigão.