03/11/2009

Imagens positivas, exepcionais num mar de híbrido, e doseadamente um exemplo inaceitável, mas que infelizmente constitui a maioria.








Caros Amigos,


Mais umas imagens positivas, mas de carácter exepcional numa Lisboa cada vez mais hìbrida e "assucatada" ao nivel dos materiais e tipologias, nos edificios históricos.

Estas intervenções positivas, a maior parte delas, além de algumas imagens da Baixa, são no Castelo e da responsabilidade das Unidades de Projecto da C.M.L.

Como já disse, as intervenções das Unidades de Projecto, são as que, apesar de tudo, mais se aproximam no caos que impera, do 'restauro'.

Como acção psicológica estratégica, e doseando, só uma imagem de um caso inaceitável, o da porta pvc-plástico ao lado de uma livraria que pretende ser uma referência sobre o tema de Lisboa. E, ainda por cima, no ponto focal, de quem sobe em direcção ao Largo das Portas do Sol. Onde está a C.M.L.??!?

Reparem que a pequena janela por cima da porta, ainda lá está correctamente, em tipologia e materiais.


P.S. O exemplo das portas e janelas no castelo, exige conservação atenta e regular em pintura e massa. É isso que se faz lá fora.


Saudações Lisboetas e preocupadas.

António Sérgio



6 comentários:

Julio Amorim disse...

Ahhhh....essa dos "Books about Lisbon" e a portinha plastificada....é uma delícia.

Anónimo disse...

Bom exemplo, sem dúvida. Para ser perfeito faltava só a cablagem no exterior ser feita doutra forma, isto é, "enterrando-a".

Xico205 disse...

Ninguem está interessado em abrir buracos nos bairros históricos. Por alguma razão até a tvcabo é por "paranóica".

É nos bairros históricos, sociais e nas áreas urbanas de génese ilegal.

JJ disse...

Eu ainda aguento as janelas em PVC se seguirem a traça das antigas (pronto vou ser comido vivo, já sei) mas as portas, isso é que não. Esta porta é horripilante.

Tenho familiares que moram na R. da Misericórdia e o edifício foi todo reabilitado há uns anos.Uma das coisas que C.M.L. exigiu, e muito bem, foi que a porta, de madeira e ferro (muito semelhante à porta azul da foto), NÃO podia ser alterada (material e traça).

Como é possível deixarem colocar uma porta destas numa zona histórica? Há zonas e zonas?

Anónimo disse...

nao vejo nada de mal na porta
qual é o problema? apenas o material? :|

Julio Amorim disse...

Todos os elementos de um edifício devem ser respeitados na forma e material:
Telhas, reboco, revestimentos, alvenarias de pedra e outras, azulejos, janelas, portas, etc.
Se é permitido alterar uns e zelar por outros...vamos só continuar a descaracterizar Lisboa.