11/03/2010

Espanhóis na Páscoa sem Terreiro do Paço

As obras no Terreiro do Paço, em Lisboa, não estarão concluídas a tempo da Semana Santa e de receber os milhares de turistas que por essa altura invadem a capital . A verdade é que somente o passeio a nascente praça poderá ser posto a descoberto na Páscoa.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, em vésperas das eleições autárquicas, com base nos prazos até então cumpridos, bem formulou o desejo que as obras na sala de visitas da capital estivessem prontas a tempo da Semana Santa, com um grande objectivo, que não passava por razões religiosas: "os turistas espanhóis, que enchem os hotéis, restaurantes e cafés".

Mas, apenas o passeio a nascente do Terreiro do Paço, do lado do Ministério das Finanças, poderá ser usado na Páscoa, tendo em conta o ligeiro atraso que se verifica no projecto da empresa Frente Tejo, concebido pelo arquitecto Bruno Soares e orçado em 9,5 milhões de euros.

Segundo António Costa, o passeio a poente e o respectivo torreão estarão a partir de hoje abertos, no mesmo dia em que arranca no Páteo da Galé mais uma edição da Moda Lisboa, que regressa este ano à capital.

"A placa central do Terreiro do Paço, tendo em conta as últimas indicações, poderá estar concluída no início de Maio", adiantou, ontem, o autarca, após a reunião do executivo da Câmara de Lisboa, salientando que a praça poderá, assim, receber a infra-estrutura amovível, com o respectivo palco, que se destina a acolher o Papa Bento XVI, na sua visita a Portugal.

"A zona norte [em frente ao Arco da Rua Augusta] e as fachadas só serão concluídas muito depois", esclareceu Costa, quanto ao plano que prevê, além da adaptação dos pisos térreos a nova funcionalidades, a recuperação dos edifícios monumentais e um novo sistema de iluminação, tanto pública como monumental.

Prevê-se que até 2012 estejam finalizadas tanto estas últimas obras, como a antiga doca seca de construção naval do Arsenal da Marinha e a colocação a descoberto do espelho de água da Doca da Caldeirinha. No final espera--se uma ampla zona verde entre a praça e o Cais do Sodré.

In JN

3 comentários:

Maxwell disse...

Não enteno bem porquê. Agora que ja arrancaram os canais dos eléctricos deve ser facil. A demora deve ser por estarem a nivelar a praça (o terreiro, melhor dizendo). O outro não queria mostrar o declive e tal e coiso? Pois-- deve ser isso.

Anónimo disse...

Mas quais turistas espanhóis?

Eles só virão quando houver o TGV e é para irem à praia.

Anónimo disse...

Ate parece que Lisboa so recebe turismo vindo de Espanha...e os Italianos e os da Europa do Norte nao interessam? Podem ate ser menos, mas tem de certeza mais capacidade economica do que os espanhois.