11/03/2010

Autarquia aguarda solicitação do ministro das Obras Públicas para integrar administração do Metro

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), afirmou hoje que a autarquia aguarda do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, solicitação da indicação de um representante do município para integrar o conselho de administração do Metro.

“Temos aguardado que o atual ministro solicite um representante para o conselho de administração do Metro”, disse António Costa depois de questionado sobre o ponto da situação das negociações com o Ministério das Obras Públicas para que a Câmara de Lisboa volte a integrar a administração do Metro.

O autarca falava aos jornalistas na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.

As negociações iniciaram-se no anterior mandato, quando Mário Lino tutelava as Obras Públicas, mas ainda não produziram efeitos práticos.

“Aguardo que o senhor ministro tenha a ocasião de formular o convite [à autarquia]”, acrescentou.

Em julho do ano passado a Câmara aprovou por unanimidade uma moção expressando o "vivo repúdio" ao Governo pelo afastamento de um representante da autarquia da administração do Metropolitano de Lisboa.

A moção foi apresentada em reunião de câmara pelos vereadores do movimento Lisboa com Carmona, e dizia respeito ao decreto-lei que estabelecia o novo regime jurídico aplicado ao Metropolitano de Lisboa, no qual se refere que "o Conselho de Administração da empresa deixa de integrar qualquer representante do Município de Lisboa".

A moção contestava a "alteração dos estatutos" do Metropolitano de Lisboa feita pelo Governo "sem previamente ter ouvido a Câmara Municipal de Lisboa".

O afastamento de um responsável da autarquia no conselho de administração consiste numa "inaceitável estratégia de marginalização" de Lisboa, "que abarca no seu subsolo mais de 90 por cento da rede" do metro, acusava a Câmara no documento.

In IOnline

Sem comentários: