11/03/2010

Pilar del Rio contra polémica "rasca, absurda e estúpida"

In Público (11/3/2010)
Por Ana Henriques

«Mulher de José Saramago lamenta o estado "infame" a que se deixou chegar edifício classificado. Projecto dispara para 2,2 milhões

A presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, mostrou-se ontem indignada com as objecções levantadas à instalação da instituição na Casa dos Bicos, em Lisboa.

Foi o vereador António Carlos Monteiro (CDS-PP) quem começou por contestar o processo. Quer por causa dos custos envolvidos na adaptação do imóvel municipal às novas funções - a suportar pela câmara, proprietária do imóvel, e que dispararam dos 545 mil euros previstos para 2,2 milhões -, quer por o município não ter lançado um concurso público para a empreitada. O autarca põe ainda em causa a capacidade financeira da fundação para suportar os elevados custos de manutenção da Casa dos Bicos.

"O edifício estava a cair de podre e até hoje ninguém se preocupou com esse facto", reage Pilar del Rio, mulher do prémio Nobel. "Foi um milagre um pedaço dele não ter atingido ninguém que fosse a passar ali ao pé. Mas agora que José Saramago lá vai colocar o seu espólio à disposição de todos é que se preocupam?", questiona. "A Casa dos Bicos encontrava-se numa situação infame", repete a presidente da fundação, que por enquanto está instalada na Av. Almirante Gago Coutinho. "Perguntem aos arquitectos que estão a trabalhar no projecto [de adaptação do edifício], que até infiltrações encontraram."

Para Pilar del Rio, a polémica levantada pelo CDS-PP em torno da cedência da Casa dos Bicos à fundação é "rasca, absurda e estúpida". Quanto à forma como a fundação irá ocupar os cinco pisos do imóvel classificado e ao seu plano de actividades, questões também levantadas pelo vereador, a responsável remete para o site da fundação (http://www.josesaramago.org). Aqui se explica que ideia é que este seja um lugar não apenas de cultura mas de debate cívico no centro de Lisboa, com encontros literários, apresentações de livros, recitais, projecções de cinema não comercial e exposições.

O pilar da fundação

Faz um ano que Saramago frisou a importância de Pilar del Rio no desenvolvimento do projecto: "(...) é a vida da fundação que ela deverá proteger. Contra tudo e contra todos. Sem piedade, se necessário for." Meses mais tarde, o escritor conhecido pela sua militância comunista apoiou a recandidatura de António Costa à Câmara de Lisboa - um apoio que o vereador do CDS-PP faz questão de recordar quando menciona os 2,2 milhões de euros que a autarquia vai gastar na recuperação da Casa dos Bicos.

Depois de ter garantido, na passada semana, que as obras têm a obrigatória autorização do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), o autarca socialista esclareceu ontem que afinal ainda está à espera do parecer do organismo - o que, no seu entender, não é grave, uma vez que o projecto tem vindo a ser acompanhado pelos técnicos do instituto que tutela o património e os trabalhos ainda não arrancaram. O mesmo não se passa com a reabilitação da fachada do edifício, que "está concluída". Com ou sem parecer do Igespar? "Não sei dizer", respondeu o presidente da câmara lisboeta. "Se não teve parecer foi porque não era necessário. Não vale a pena fazer romances neste caso, porque não há aqui romance nenhum."»

...

A verdade é que aquela Casa dos Bicos vale pelos tanques de salga romanos e pouco mais. Nem os "bicos" são os originais. Tudo o mais é aberrante e data do famoso projecto de "restauro" dos idos de 80. O "restauro" nas traseiras, esse, então, é uma vergonha e já nessa altura, que eu saiba, o edifício era "classificado". Dessa parte estamos falados.

Já dos montantes envolvidos, concursos, e da urgência e interesse de ali se pôr a Fundação Saramago, isso já é toda uma outra história, se romance, não sei.

8 comentários:

Rodrigo disse...

como é que o edificio estava a cair de podre se ele foi todo recuperado em 1984, bem sei que são 25 anos, mas não sei se um prédio em 25 anos chega ao ponto de estar "a cair de podre". Não como não sou engenheiro...

Anónimo disse...

Não é aquilo que pretende afirmar .... mas o tom .... a arrogância desta senhora é um insulto !

vm disse...

De podre não direi mas que toda a "reconstrução" que se fez nos anos 80 tinha um ar muito frágil, tinha.

Acho bem que os cidadãos discutam o que se passa na cidade mas soa-me a que a grande contestação no caso da Casa dos Bicos/Fundação Saramago é feita porque Saramago é um reles ateu, comunista e apoiou António Costa (3 enormes defeitos!!!)

Não oiço contestações tão significativas ao facto de se terem gasto milhões de contos com a construção do CCB - no meu entender, mal. Com esses milhões ter-se-iam restaurado muitos edifícios que caem, pela cidade, e onde poderia funcionar tudo e mais alguma coisa que funciona no CCB - e depois entrega-se uma parte muito significativa desse edifício a Joe Berardo.
Dir-me-ão que a Casa dos Bicos é um edifício histórico, etc, etc...
Pois é, mas foi todo alterado comas obras dos anos 80. E ficou bem pior (sem querer atingir minimamente a obra do arqº que fez o projecto)

Anónimo disse...

POderá ser uma edifício histórico e deve ser recuperado, mas não para colocar uma fundação que, na altura da sua atribuição, nem estatuto de utilidade pública tinham nem capitais próprios para sustentar a CML.

Portanto digam: a CML dá, de mão beijada e a pedido da Fundação, 2.2 milhões de euros para obras.

E o que dá a fundação em troca? "agitação cultural", como é explanado do Protocolo de cedência??

Anónimo disse...

Esse presidente de câmara que de nada sabe dava um bom procurador-geral da república.

Anónimo disse...

anda tudo adormecido....

esta cambada dos xuxalista, fazem gala de pagar os favores recebidos, MAS COM O DINHEIROS DOS OUTROS!!!! DO NOSSO!!!!

-foi o pagamento da aparição do Figo, pago com dinheiros públicos;

-foi o pagamento de um filme da vida amorosa do saramago e da pilar, pago com dinheiros públicos;

-foi a cedência da Casa dos Bicos ao saramago, de um edificio público;

-foi/vai ser o pagamento das obras da Casa dos Bicos, pago com dinheiros públicos;

que é, que este saramago fez para ser pago em dinheiro e em genéros?

FEZ CAMPANHA PELO COSTA!!!!


as pessoas deviam ter vergonha na cara!!!!
cambada de pulhas e parasitas.

vm disse...

E eu acho que a calúnia, o insulto, ainda por cima feitos anonimamente, não deviam ser mantidos aqui. Deve ser um sítio para discussão sério e não para vir vomitar ódios, invejas.

Salvador, disse...

Eu acho "rasca, absurda e estúpida" a ideia de achar "rasca, absurda e estúpida" esta polémica...