15/04/2011

António Costa leva gabinete para o Intendente até 2013 por 5.600 euros mensais


in Jornal de Negócios, 15 Abril 2011
Bruno Simões

O presidente da Câmara de Lisboa mudou o seu gabinete e cerca de 20 funcionários para o número 27 de Largo do Intendente, uma antiga fábrica de cerâmica da Viúva Lamego, que foi requalificada para receber o executivo.
A ideia é contribuir para o rejuvenescimento desta área da cidade, que padece de “falta de confiança e desconhecimento” dos lisboetas. O aluguer foi assegurado por dez anos, com uma renda mensal de 5.600 euros.

“O gabinete ficará cá até que haja mudanças no espaço público, como a pedonalização do largo ou a requalificação do edificado da Mouraria”, previu o autarca, que conduziu a imprensa por uma visita guiada ao edifício de três pisos. António Costa já se mudou para o seu novo local de trabalho fez ontem uma semana e espera que a zona esteja diferente dentro de dois anos, antes das eleições autárquicas.

A mudança insere-se num plano mais abrangente de recuperação da zona da Mouraria, que, “ao contrário de Alfama ou do Bairro Alto, que mudaram”, foi ficando “esquecida e abandonada”. Está previsto um investimento de sete milhões de euros para requalificar os espaços públicos da Mouraria, como o Largo da Trigueira ou São Cristóvão. 40% deste financiamento será assegurado por verbas comunitárias ao abrigo do QREN.

Costa acredita que em Setembro ou Outubro já estará a adjudicar as obras. O plano de intervenção será também social. “É muito fácil intervir e reabilitar o espaço público, mais difícil é o desenvolvimento social desta zona”, reconhece, por “ser preciso trabalhar com pessoas, e o trabalho nem sempre corre bem à primeira”.

Recuperar espaço e pessoas


O plano social, que está a ser preparado há meio ano “com mais de 40 entidades”, passará por enviar “toxicodependentes para tratamento” e tentar inserir quem se dedique à prostituição noutras actividades. “A ideia é que haja uma regeneração destas actividades”, destacou o presidente, que assumiu não conhecer o Intendente, “tal como quase todas as pessoas de Lisboa”. A descoberta, assegura, “está a ser interessante”.

A autarquia reabilitou o edifício, que estava devoluto, e acordou com o senhorio que parte do pagamento seria assegurado pelas obras que foram realizadas. No final, o custo mensal foi de oito euros por Metro quadrado; o edifício tem 700 metros quadrados, pelo que a renda está fixada em 5.600 euros mensais. A Câmara já adiantou os dez anos de arrendamento do espaço, tendo para isso desembolsado 672 mil euros. Depois da saída do seu gabinete, Costa acredita "que não deverão faltar interessados" em ocupar o edifício.

Os Paços do Concelho, agora, vão apenas servir para reuniões do executivo e cerimónias.
-------------------------------------------------------------------------------------

Só agora ... depois de tantos anos de mandato ?
Aguardemos com expectativa os possiveis efeitos positivos ... mas há algo de demagogia e de "timing" eleitoral afim de garantir "algo" para apresentar no fim do mandato ...
Assim garanta esta presença uma melhoria em todos os aspectos associados à Reabilitação Urbana e que traga um novo "élan" ... e uma melhoria perante a passividade e inoperância demonstrada até agora pela CML, em face dos desafios da Reabilitação Urbana.
António Sérgio Rosa de Carvalho

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa decisão que irá certamente alterar o aspecto da zona.

F disse...

O objectivo é interessante, e louvável, pois realmente obriga mais pessoas a passarem por ali, e aumenta a segurança, mas para quem pode ficar ali só mais 2 anos, ter pago logo as rendas de 10 anos de uma vez só, não terá sido precipitado!!!?!? Mas gostei do post!

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Uma boa decisão que irá certamente alterar o aspecto da zona.

9:03 PM

...........................

Se se preocupassem com o que interessa em vez de se preocuparem com aspetos...

Xico205 disse...

F disse...
O objectivo é interessante, e louvável, pois realmente obriga mais pessoas a passarem por ali, e aumenta a segurança, mas para quem pode ficar ali só mais 2 anos, ter pago logo as rendas de 10 anos de uma vez só, não terá sido precipitado!!!?!? Mas gostei do post!

9:08 PM

-----------------------

Depois venham-se queixar que o país faliu...

Todos apoiam o folclore e quando chega a conta para pagar sacodem a água do capote!!! Aqui está a prova que Portugal só tem o que merece uma vez que é a vontade do povo.

Anónimo disse...

se fosse santana, o mutatis mutandis, eu até perceberia esse circo, vindo do costa, homem de obrigações de contenção, como deve, surpreende-me o circo da mudança; enfim, talvez não se conseguir dedicar-se ao ensino da cerâmica para pagar as rendas; coisa pouca, atendendo a que a cml tem falta de espaços, faqueó...

Luís Alexandre disse...

Caro "SENTIDOSLATOS", a última/única pessoa que até hoje fez alguma coisa pela moralização/reabilitação do Intendente foi exactamente o PSL, quando retirou do largo todas as camionetas que serviam de abrigo ao jogo ilegal e ao tráfeico de drogas.
Infelizmente o fulgor inicial se esfumou na espuma dos dias. Passados mais de 6 anos, novamente um Presidente resolve fazer algo pelo Intendente.
Vamos ver no que dá! Demagógica ou não, é uma boa tentativa. Temos que dar tempo ao tempo.

Anónimo disse...

ó luis primo do alexandre, eu, que sou apolitico estou-me completamente no limbo pra todas essas politiquices de que fazes método, NÃO DEVERIA TOMAR UMA ATITUDE DESTAS, HÁ QUE SER RAZOÁVEL EM TEMPO DE CONTENÇÃO COMO ESTAMOS TODOS; DIGO EU; MAS ISSO, SABEMOS QUE NÃO SE APLICA A TODOS...PERGUNTO: FAZES ACESSORIA DE IMAGEM DO COSTA, OU ESTÁS A TENTAR PROGREDIR NA CARREIRA POLITICA...

Luís Alexandre disse...

Meu caro, já que somos íntimos, deixa-me dizer que tens muito jeito para escrever disparates, pelo que deverias explorar esse filão, até porque ultimamente, os idiotas como tu estão na ribalta!!! Força ai !!!