30/05/2007

CML: Manuel Salgado diz que se vencer deixará arquitectura

IN Diário Digital


"Numa declaração enviada à agência Lusa, Manuel Salgado responde às dúvidas levantadas sobre eventuais incompatibilidades e impedimentos entre o exercício de um cargo de vereação a tempo inteiro na área do urbanismo e a sua actividade de arquitecto em Lisboa.

«Em caso de vitória nas próximas eleições da lista em que me integro, devo cessar toda a minha actividade profissional enquanto exercer funções como vereador», refere Manuel Salgado, acrescentando que também se desvinculará da sua sociedade de arquitectura, denominada RISCO, para a qual entrou em 1984.

«Entendo que me devo desvincular do RISCO, onde até agora exerci a minha profissão. Assim, é minha intenção - e meu compromisso público - alienar a totalidade das participações, directas e indirectas, que detenho no capital do RISCO, e renunciar a todos os cargos que aí exerço», salienta o «número dois» da lista do PS para a Câmara da capital.

Neste ponto, Manuel Salgado salienta que a sua desvinculação da empresa será «total, quer ao nível societário quer de gestão quer profissional».

O segundo da lista do PS afirma-se ainda disposto a ir mais longe para afastar «dúvidas» sobre a compatibilidade entre exercer funções autárquicas e a sua antiga empresa continuar a concorrer a novos projectos na cidade.

«Para salvaguarda da reputação do RISCO, da minha honorabilidade pessoal e do bom nome da Câmara Municipal, entendo que devem ser afastadas suspeitas de conflitos de interesses ou de favorecimentos. Assim, acordei com as pessoas a quem transmitirei as participações que, enquanto exercer funções executivas na Câmara Municipal de Lisboa, o RISCO não aceitará novas encomendas de promotores privados de projectos que estejam sujeitos a licenciamento ou autorização da Câmara - e, como é óbvio, não realizará trabalhos para o Município».

Manuel Salgado esteve para fazer parte da lista do PS para a Câmara Municipal de Lisboa em 2005, mas acabou por sair na sequência de uma polémica com o cabeça de lista, Manuel Maria Carrilho.

Carrilho levantou dúvidas sobre a compatibilidade de Manuel Salgado exercer funções de vereador na Câmara, tendo projectos em Lisboa e com ligações a empresas de arquitectura.

Na carta em que esclarece as condições em poderá exercer as funções de vereador na Câmara de Lisboa, Manuel Salgado (que esteve envolvido em projectos como o Centro Cultural de Belém ou o Estádio do Dragão no Porto) refere também os motivos que o levaram a entrar na lista presidida por António Costa.

«Hoje, com mais de 40 anos de actividade como projectista e gestor de equipas de projecto, gostava de pôr ao serviço da minha cidade a experiência que acumulei e tentar realizar as mudanças com que sonhei. Por isso aceitei convite do Dr. António Costa para integrar a lista do PS concorrente às eleições intercalares em Lisboa, com responsabilidades na área do urbanismo», aponta.

Na mesma missiva, Manuel Salgado refere-se também aos 12 projectos que a sua empresa de arquitectura tem em curso em Lisboa.

Segundo o arquitecto, os 12 trabalhos e projectos encontram-se em momentos distintos de elaboração, «muitos deles já em fase final de execução das obras correspondentes».

«Estes trabalhos não podem, como é óbvio, ser interrompidos. Por isso, assumo, desde já, que se a lista em que me integro for vencedora nas próximas eleições e vier a assumir funções executivas, não terei qualquer intervenção nesses processos, e declarar-me-ei impedido de ter qualquer participação nos mesmos», sublinha.

Entre os trabalhos que essa sociedade de arquitectos desenvolve em Lisboa, estão os planos de pormenor da Matinha (2003) e do quarteirão a poente da Gare de Lisboa (2004), os projectos do Alto do Lumiar (1999), a remodelação do BPI na Praça do Município (2004), a reconversão do Convento do Beato (2007) e a remodelação do Banco de Portugal na Baixa da cidade (2007). "

4 comentários:

Paulo Ferrero disse...

«Pois, pois J.Pimenta!»

Anónimo disse...

como o gabinete pertence à família...vai dar ao mesmo...

Anónimo disse...

Mas alguém já viu a lista de projectos do bicho?!!

Quem está a fazer o plano de promenor para a empresa do Luís Filipe Vieira do Benfica nos terrenos na Matinha?

Salgado.

Quem está a fazer o plano de promenor para os terrenos a poente da Gare do Oriente, onde a construção irá inviabilizar um dos possíveis traçados do TGV (o mesmo traçado que a Lismarvila inviabilizou)?

Salgado.

Quem tem projectos na área de intervenção do Plano da Baixa Chiado e ficou caladinho enquanto ia ganhando os trabalhos (SIM, VEJAM BEM AS DATAS DE ADJUDICAÇÃO!!!)?

Salgado.

Vai a raposa guardar o galinheiro... Carmonga II?

Vai lá vai...

Miguel Carvalho disse...

conflito de interesses? Naaaa