31/05/2007

«Declaração de Ruben de Carvalho sobre Monsanto»

A propósito da declaração em epígrafe, aqui deixo o meu testemunho de passeio que fiz por todo o Monsanto, há 4-5 semanas, altura em que percorri quase todo o parque e sem ser parque.

Achei a zona do tribunal totalmente terceiro-mundista, com edifícios desenquadrados, com ar de abandono, clareiras para estacionamento, e, mais à frente aquelas casinhas da aldeia de antanho, devolutas, ou com ar disso. A bateria militar também tem o mesmo aspecto e só mesmo as instalações militares já na estrada apresentam um certo decoro, pelo menos a nível de portão e sebes... Porque não usar transformar tudo aquilo em espaço museológico e de observação da natureza, por exemplo. Ou então centro e acampamento de escutismo.

Fui a Montes Claros e pareceram muito bem, bem mais perto do que me lembro quando lá ia em carrinho de bébé;-) De qualquer forma há que expulsar dali o Chimarrão, uma afronta ali, porque será que tudo quanto abre de restauração tem que ser a granel?? E, depois, aquelas janelas de vidro acastanhado, aquele lettering, céus!

Por seu lado, o clube de ténis está uma lástima de abandono, falta de promoção e indicação, também. Não há muitos anos aquele clube era um corropio de gente ...

Ainda uma menção ao estacionamento em frente ao portão do parque infantil, que é agora moda nos «papás de fim-de-semana»: trata-se de uma bizarria completa, com os carros por tudo quanto é sítio, inclusive por cima de raízes de pinheiros mansos. Nunca percebi como, sendo Monsanto o verdadeiro parque da cidade, porque não há autocarros gratuitos, não poluentes, ou comboizinhos ou navettes, com pontos de partida, paragens e chegada bem delineados e com horários sensatos (em vez daquela balela completa do Lx Porta-a-Porta, por exemplo) ... até se podia fazer uma linha de mini-eléctrico ... enfim, coisas.

Finalmente o campo de tiro. O prazo dado pela CML para que o clube saísse dali, acabou. O clube não sai e a contra-partida que fez é de bradar aos céus, pois implicaria abate de árvores noutra zona, e manutenção da contaminação do solo.

O(A) PRÓXIMO(A) PRESIDENTE DA CML TEM QUE RESOLVER ESTE ASSUNTO DO CAMPO DE TIRO, SEM HESITAÇÕES!

2 comentários:

José Carlos Mendes disse...

Sugestãozinha (esta agora: não devia levar o til, depois do tal Acordo: sugestaozinha - mas não tem boa «imagem» para mim: arrisco com til):

- O Forum devia coordenar-se com a Plataforma Por Monsanto para algumas destas e outras matérias.
- E a Lisboa Verde devia juntar-se...

Vamos a isso?
Mais uma espécie de Observatório.

Era útil para a Cidade, de certeza.

Paulo Ferrero disse...

OK, depois das eleições, vamos a isso;-))