09/05/2007

MAI prepara-se para vender alguns dos principais edifícios da PSP e GNR em Lisboa

A propósito do post de Nuno Santos Silva, esta notícia de 1º de Maio...publicada no Público

"MAI prepara-se para vender alguns dos principais edifícios da PSP e GNR em Lisboa
José Bento Amaro

Regimentos de Cavalaria e Infantaria da GNR saem da Calçada de Santa Bárbara. Direcção Nacional e Comando Metropolitano da PSP num só local

O Ministério da Administração Interna (MAI) pondera vender as actuais instalações dos regimentos de Cavalaria e Infantaria da GNR, em Santa Bárbara, Lisboa, bem como juntar num edifício único a Direcção Nacional e o Comando Metropolitano da PSP lisboeta. Estas transacções, a que se irá somar depois a venda de outros pequenos edifícios por todo o país, constituem parte significativa dos 60 milhões de euros que se pretendem obter para, no espaço de cinco anos, se proceder, nas duas forças, a um investimento total de 427 milhões de euros.
Aprovada ontem em Conselho de Ministros, a Lei de Programação de Instalações e Equipamentos das Forças de Segurança - que o MAI publicitou pela terceira vez em dois meses - tem como principais objectivos dotar a GNR e PSP de novas instalações, armamento, viaturas e comunicações. Para além da alienação do património, o MAI conta ainda, no período entre 2008 e 2012, subsidiar os seus projectos com o recurso ao congelamento, por dois anos, das admissões de pessoal nas duas forças policiais (uma poupança estimada em 131 milhões de euros), obter mais dez milhões através de fundos comunitários e, por fim, conseguir mais 35 milhões através da celebração de parcerias público-privadas.
O negócio mais apetecível envolve as instalações da GNR em Santa Bárbara, no centro de Lisboa. Com a extinção dos regimentos de Cavalaria e Infantaria criar-se-á a Unidade de Intervenção da GNR, a qual deverá ficar instalada no Fogueteiro.
Avultadas são igualmente as verbas que podem vir a ser obtidas com a saí-da da PSP da sua Direcção Nacional, na Penha de França, e do abandono da sede do Comando Metropolitano, na Rua do Capelo. O objectivo futuro passa pela reinstalação destes serviços num edifício único."


Parece que se advinha onde vão nascer mais empreendimentos...

Sem comentários: