In Notícias da Manhã (10/10/2007)
Miguel Durão
«A implementação da 2. fase da “Rede 7” da Carris vai implicar uma significativa alteração no sistema de transportes da empresa, e ocorre em simultâneo com a entrada em funcionamento da linha Azul do Metropolitano de Lisboa, prevista para o próximo dia 22 de Dezembro.
Desta forma, a empresa pretende esclarecer os moradores das freguesias de S. Vicente, Sé, S. Miguel s St. Estêvão, sobre os receios manifestados de que supostamente iriam perder carreiras, nomeadamente as linhas 9, 90 e 746, e do qual demos conta na edição do passado dia 3 de Outubro.
Em declarações ao NM, o director da Unidade de Controlo Operacional e Planeamento de Rede da Carris, José Maia esclarece tratar-se de “aproveitar o facto do metro estender a Linha Azul até St. Apolónia, para retirar alguns autocarros que vão reforçar algumas zonas que não são servidas pela rede de metro”.
Entre as várias alterações previstas, no âmbito da 2. fase da “Rede 7”, estão, efectivamente, previstas alterações, entre outras, nas carreiras 9, 90 e 746. Assim, e segundo José Maia, a carreira que actualmente liga Campo de Ourique a St. Apolónia, passará, após a entrada em funcionamento do prolongamento da Linha Azul, a efectuar o percurso até ao Terreiro do Paço. A linha 746 que liga a Damaia até St. Apolónia, passará a terminar no Marquês de Pombal. Por seu turno, a carreira 90, com origem em Entrecampos e fim em St. Apolónia, será extinta.
Por outro lado, e ainda segundo o mesmo responsável, as carreiras 60, 714 e 58 serão reforçadas uma vez que as mesmas servem localidades não cobertas pela rede do Metropolitano.
A carreira 81 (futura 781) será prolongada ao Cais do Sodré e a carreira 6 (futura 706) passará a efectuar terminal junto à estação ferroviária. Para o responsável Operacional e Planeamento de Rede da Carris, José Maia, a ligação de St. Apolónia à Baixa da cidade será assegurada pelas carreiras 28, 81, 82, 745 e 759.
A Carris irá iniciar brevemente, sessões de esclarecimento com as Juntas de Freguesia envolvidas de forma a “evitar quaisquer tipos de receios infundados”.»
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3 comentários:
Depois de falarem em ajustes a linhas de eléctrico, parece que não lhes vão mexer...vá lá.
Lamentavelmente a CARRIS esquece-se de que entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço também vivem pessoas, que terão de se deslocar a pé até uma das estações de Metro, o que é difícil, especialmente para os idosos.
Veja-se: toda a encosta entre a Graça e Santa Apolónia ficará apenas com o sobrecarregado eléctrico 28.
Por outro lado, a CARRIS continua a reduzir o serviço que presta, até porque não cobre a "malha fina" da cidade, deixando vastas extensões de Lisboa sem transportes.
Alguém me consegue explicar como é que a CARRIS consegui uma certificação de qualidade?
Sobre as carreiras de eléctrico que um dos srs. aqui refere, vai haver uma que vai ser alterada. Em virtude do fim do serviço da carreira 713 para a Praça do Comércio, a carreira 25E irá ser reforçada.
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