02/10/2007

Tejo Património da Humanidade com candidatura em preparação

Como consequência do Congresso do Tejo, duas dezenas de municípios da bacia do rio ibérico contam dar os primeiros passos no próximo ano.

A Associação dos Amigos do Tejo (AAT) está a reunir parceiros entre as autarquias ribeirinhas e outras entidades administrativas com o objectivo de realizar, no próximo ano, um encontro ibérico, em que venham a ser dados os primeiros passos para a preparação da candidatura do Tejo Ibérico a Património da Humanidade. Este objectivo, que resulta do II Congresso do Tejo, realizado em Outubro de 2006, em Lisboa, já conta com a adesão oficial de perto de duas dezenas de municípios da bacia do Tejo, entre eles os das duas cidades capitais ibéricas. Segundo a AAT, este encontro deverá promover a formação de uma comissão ibérica de candidatura e a eleição dos seus principais responsáveis. Paralelamente, já foi elaborada uma brochura de divulgação do rio e dos objectivos da candidatura baptizada Tagus Universalis.

Carlos Salgado, presidente da AAT, sublinha que a apresentação desta candidatura à UNESCO é um "sonho", mas poderá ser um passo importante para a preservação e valorização das enormes potencialidades do Tejo, cujo aproveitamento tem estado, no seu entender, algo parado, se comparado com o que tem sido feito no Douro ou no Guadiana. "Esta candidatura é um processo moroso e de custos incalculáveis, dependentes da sua evolução, que terão que ser suportados pelos vários parceiros", admite, frisando que o processo só terá êxito "com a credibilidade e o interesse assumido pelos parceiros."

Por isso, a AAT assumiu a responsabilidade de tentar lançar as bases da candidatura, contactando com os 32 municípios ribeirinhos portugueses e, com a colaboração da Embaixada de Espanha, estabelecendo também contactos com os governos regionais de Aragão, Castela, Madrid e Estremadura e com municípios e universidades espanholas.
Segundo Carlos Salgado, já aderiram oficialmente ao projecto entidades representativas de Madrid, Toledo e Aranjuez, entre outras localidades espanholas, e mais de uma dezena de municípios ribeirinhos portugueses.

Ao mesmo tempo, a AAT distribuiu uma brochura sobre a candidatura, que pretende envolver os órgãos administrativos locais e regionais, as universidades e entidades ligadas ao ambiente, à natureza, à biodiversidade, à história e à cultura. Já em Outubro, a associação vai distribuir uma segunda brochura sobre as características do maior rio ibérico que pretende também "provar que o Tejo é distinto dos outros rios, o que justifica que seja reconhecida a sua importância de Património da Humanidade".

Carlos Salgado reconhece que pretender-se dar uma dimensão ibérica a esta candidatura "motiva uma complexidade acrescida, pela extensão geográfica que abarca e pelo aumento significativo de entidades a envolver", o que obriga à definição de uma estratégia para a criação de uma estrutura própria de dimensão ibérica.

in Público, 2 de Outubro de 2007

Sem comentários: