03/09/2009

Miradouro da Penha de França










Até há dias, diziam que era uma espécie de miradouro, hoje muitos exageram dizendo que está uma maravilha. Bom, é ir lá para ver. A coisa está melhor, mas um pouco pindérica. Ainda estou para saber o que fazem duas oliveiras mirradas ali. Na prática aquilo que ali está é um bocado de passeio com 2 bancos e 2 árvores.

O largo da Penha de França (em frente à Igreja) continua como sempre esteve – um estacionamento reservado à PSP (que tem espaço de sobra nas instalações do comando) e colocaram-se pilaretes para que os peões possam circular. Mal acabam os pilarete ...já se sabe o que acontece. É o tipo de coisa que devia ser feito um pouco por toda a cidade como gestão normal (obrigar os passeios a ser passeios) e não sei se era necessário gastar muito e substituir o pavimento todo. A encosta (ao lado da igreja) está cheia de lixo e mato seco, sendo uma situação de risco de incêndio.

Resumindo e concluindo: está melhor do que estava, mas podia estar muito melhor. Enfim, coisa mediana.


Custo total: 110 mil euros

Texto editado

10 comentários:

Anónimo disse...

Pela segunda foto, vê-se que o piso ficou óptimo, com um ondulado mesmo à maneira...

Anónimo disse...

quem conheceu o espaço e conhece agora só pode dizer uma coisa - Está muito bom!

essas fotografias intervaladas com ervas daninhas não se referem ao espaço de intervenção, mas á colina por bairxo que ainda não foi intervencionada. O CidadaniaLX até propôs um jardim para a zona. è uma situação quase igual á de S. Pedro de Alcântara.

Mas perder tempo a falar mal desta obra com os problemas que a cidade tem, por amor de Deus! É mesmo vontade de dizer mal!

Ovestral disse...

Só uma calculadora para conseguir contabilizar os pilaretes, bolas!

Anónimo disse...

Arqº Paulo Ferrero, o que a cidade perde cada vez que não faz um esquiço!!...

Anónimo disse...

Mediana, por 110 mil euros?

Isso era se uma coisa daquelas tivesse custado uns 40 mil euros...

rec disse...

Acho muito importante a acção deste blog, que muito tem lutado por Lisboa. No entanto, acho desnecessário este tipo de posts, porque a verdade é que houve uma intervenção que melhorou muito aquilo que existia anteriormente (lembram-se do estado daquilo?). Como é evidente, não está perfeito. Mas será sempre impossível agradar a todos - um quererá mais árvores, o outro mais vista, o outro mais espaço para os carros... Não podemos só criticar e depois dizer que nada é feito.

A verdade é que muito está a ser feito em Lisboa (graças à proximidade de eleições, é verdade) e o blog também existe para aplaudir e não só "apupar, acusar".

Há muitas coisas positivas a serem criadas em Lisboa e a verdade é que a cidade está melhor do que há 5 anos, quando a deixei. Sei que há muito a corrigir, mas também é preciso ir aos poucos e dar tempo ao tempo.

Como é que querem resolver os problemas todos de Lisboa em simultâneo quando ainda temos uma grande parte da população que acha normal estacionar o carro em cima do passeio, sem se incomodar com todos os outros? Que acha normal não apanhar o cocó do seu cão? Que em alguns bairros ainda atira o lixo pela janela?

Anónimo disse...

Já ali diz o outro: só pilaretes são mais de mil. Aquilo devia passar a chamar-se o Miradouro dos Pilaretes.

João Silva disse...

o Paulo Ferrero não bateu palmas nem soltou os fogos, mas no texto diz várias vezes que "está melhor"...agora com metade do dinheiro fazia-se o mesmo...

E está melhor, de facto, mas

HOMOSAPIENS disse...

Acho que o custo de 110000€ deve-se muito ao numero excessivo de pilaretes que se vê na 4 e 9 foto. Tinham eles medo que um fiat 500 ou um daqueles carros minusculos à gaz fizessem estacionamento ali,LOL. Bem se pode ver o espaço entre eles na 8 foto.

Mas o mais rídiculo é o tamanho das árvores, não podiam por umas um bocado maiores.
Tenho a certeza que depois dos putos tentarem escaladar e os cães ali mijar estas probrezinhas vão ficar secas e mortas.

De resto acho a requalificação muito boa e espero que a CML continue assim.

colibri disse...

A obra no miradouro da Penha de França contemplou as obras de conservação e restauro do chafariz da Penha de França que estava num estado lastimoso e nas fotos publicadas não surge, um novo sistema de iluminação monumental da Igreja da Penha de França e novo sistema de iluminação do espaço pedonal. Daí os preços da obra. Passem à noite e admirem a nova iluminação.
Quanto às árvores são baixas mas não raquíticas: são oliveiras com cerca de 50 anos.