Conferência-26 de Abril-9:30-Anfiteatro Ventura Terra (MAC)-Entrada Livre

Conferência-26 de Abril-9:30-Anfiteatro Ventura Terra (MAC)-Entrada Livre

29/01/2012

O abate das raras colunas de iluminação

Estas colunas de iluminação, do séc. XIX e únicas na cidade, estão a ser abatidas pela CML desde o início da intervenção na Praça do Comércio. Estas que ainda se podem ver estão lá porque as obras na praça estão paradas...
Fernando Jorge


Mas atenção, que "eles ainda andem aí"...!

Coluna


Coluna nova


Fuste


Coluna, base

Fuste, folhas loureiro

Fuste, lanterna

Fuste

Fuste

Fuste

5 comentários:

Anónimo disse...

Este abate de candeeiros antigos é uma autêntica obcecação da CML. Depois de estar a ser feito em várias zonas da cidade, atingiu o auge nesta opção por colocar uns "canudos" com umas lâmpadas, muito modernos, numa praça do século XVIII, a mais imponente de Lisboa e uma das mais belas da Europa. Tínhamos de ser inovadores... na asneira infelizmente. Em qualquer cidade antiga europeia dá gosto ver os candeeiros antigos restaurados, com novas luminárias adaptadas, naturalmente. Até nas cidades dos EUA se vê frequentemente cópias de candeeiros deste tipo nas zonas mais nobres e ou monumentais. Porque será que destruimos o que é bom e autêntico, descaracterizando um conjunto que desejamos promover a Património da Humanidade?
José Honorato Ferreira

terezinha disse...

Palavra que fiquei sem palavras...

Xico205 disse...

Ai jesus que se apaga a luz!

Alexandre disse...

Infelizmente é os "poderosos" políticos que nós temos... tantos arquitectos e esquecem-se da parte histórica! nesse espaço, até a calçada artística e única que caracterizava Lisboa... "modernisses"

terezinha disse...

Modernices? Eu chamava outra coisa...enfim!
Talvez em Copacabana, os brasileiros conservem melhor a calçada portuguesa, do que nós, portugueses!!