27/01/2012

Fecho do Curry Cabral levou 3 mil doentes a S. José

In Diário de Notícias, 27-01-2012. Via Lusa.

A urgência polivalente do Hospital de São José atendeu, no último mês, perto de 3.000 doentes oriundos das freguesias que integravam a rede de referenciação da urgência do Hospital Curry Cabral, desde que esta encerrou.



A urgência do Hospital Curry Cabral encerrou às 24:00 do dia 26 de dezembro e, desde então, foram atendidos na urgência polivalente do Hospital de São José 2.924 doentes oriundos das freguesias que integravam anteriormente a rede de referenciação da urgência do Hospital Curry Cabral, dos quais 434 foram encaminhados para a urgência psiquiátrica, segundo dados do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC).
De acordo com o conselho de administração do CHLC, este número representa um acréscimo médio de atendimentos diários de 98 doentes.
Esta mudança na rede de referenciação das urgências da Área Metropolitana de Lisboa levou o CHLC a "reorganizar a composição das equipas".
Esta reorganização levou à inclusão de profissionais do Hospital Curry Cabral e à abertura de mais dois gabinetes de atendimento a doentes menos urgentes, bem como a redefinir os fluxos de doentes dentro do Serviço de Urgência Polivalente.
Para o conselho de administração do CHLC, o impacto global deste acréscimo de movimento tem sido "controlado" e resulta de "medidas previamente tomadas e organizadas".

Sem comentários: