19/01/2012

Câmara de Lisboa planeia transferir verbas da obra da Ribeira das Naus para as juntas


Por Ana Henriques in Público

Serão retirados 550 mil euros aos sete milhões inscritos no orçamento para obra que ainda não arrancou


A maioria socialista que governa a Câmara de Lisboa vai propor a transferência de 550 mil euros das obras de requalificação da Ribeira das Naus para as juntas de freguesia, com o objectivo de o PSD lhe viabilizar o orçamento municipal deste ano. A consignação da empreitada decorreu há escassa semana e meia, não tendo as obras sequer começado ainda.Na passada terça-feira, os sociais-democratas admitiram inviabilizar o orçamento apresentado pelo PS, na assembleia municipal, reivindicando um aumento das transferências para as juntas, que a autarquia reduziu em dez por cento para este ano. Das exigências do PSD faz ainda parte a manutenção do Fundo de Emergência Social e o início do Programa de Emparedamento de Edifícios Devolutos, medidas que este partido negociou há já um ano com a maioria socialista, mas que até agora não foram desenvolvidas. Destinado a aproximar a cidade do rio, a requalificação da Ribeira das Naus vai fazer avançar a margem Tejo dentro, com plataformas de relva e de pedra. Também está prevista a criação de um lago no recinto da Marinha, que passará a estar aberto ao público, com os edifícios militares protegidos por um gradeamento amovível. No âmbito do mesmo plano o dique do Arsenal vai ser desenterrado, recuperando a estrutura da doca seca e as rampas de varadouro, que permitia a reparação de navios através de um sistema de comportas que controlava a passagem da água.Segundo os números oficiais, as primeiras duas fases do projecto representam um investimento de dez milhões de euros, dos quais 6,5 milhões provenientes do Quadro Comunitário de Apoio (QREN), sendo o restante montante capital próprio da câmara. Estas verbas não incluem a construção de um silo automóvel de três andares entre a Rua do Arsenal e o rio, no valor de 4,5 milhões. O edifício devia ser subterrâneo, mas a Câmara de Lisboa diz que afinal esta solução fica demasiado cara.A alteração orçamental para reforçar as verbas destinadas às juntas de freguesia é hoje discutida em reunião de câmara. A contrapartida que o PS vai tentar negociar com o PSD passa por reduzir 550 mil euros aos sete milhões inscritos na rubrica orçamental da Ribeira das Naus.De acordo com as grandes opções do plano da Câmara de Lisboa para 2012-2015, "para o desenvolvimento do projecto da Ribeira das Naus será dada prioridade às respectivas obras financiadas através da candidatura aprovada pelo QREN".Da responsabilidade da sociedade Frente Tejo, a empreitada passou para o controlo do município, na sequência da extinção daquela entidade. O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), garante que quando as obras ficarem prontas, em 2013, a Ribeira das Naus estará transformada num parque urbano. O trânsito automóvel continuará a passar por esta artéria, mas "através de uma ponte/passadiço, assente sobre um açude de contenção da revelada Doca da Marinha", explica a memória descritiva do projecto, que é da responsabilidade dos ateliers Proap e Global.
com Lusa.
------------------------------------------------------------------------------

Tira daqui … Põe ali …
Mais um episódio na interminável “saga” da Ribeira das Naus …

A imagem foi acrescentada ao artigo do Público

5 comentários:

Anónimo disse...

Que desistam de todas as idiotices projectadas para a Ribeira das Naus e poderão transferir muito mais para o que é preciso e faz falta.

Anónimo disse...

(Continuação)

«O trânsito automóvel continuará a passar por esta artéria, mas "através de uma ponte/passadiço, assente sobre um açude de contenção da revelada Doca da Marinha"».

E um silo automóvel, em cima do bolo...

Isto só a lunáticos pode passar pela cabeça.

Anónimo disse...

No dia em que fizerem um alçado da fachada do Arsenal da Marinha com os ditos arranjos paisagisticos e se aperceberem que as tais rampas ficam à frente da fachada aí vai cair o carmo e a trindade. Irresponsáveis!

Filipe Melo Sousa disse...

mas ninguém se lembra quando o Costa encheu o terreiro do paço em 2007 com cartazes de propaganda a dizer "Acabaram-se as obras que nunca mais acabam"?

José Maria Pacheco disse...

Um grupo de moradores do Cais do Sodré já tem um petição pública on line para travar a construção deste silo. Perca 5 minutos a subscrever e divulgar esta petição. Lisboa agradece.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19416