27/01/2012
Passes do metro e da Carris com aumentos entre os 5,5 e os 21,3
Utentes da Carris e do metro pressionados a mudar para o Navegante
Por Inês Boaventura in Público
Na Transtejo/Soflusa os passes vão aumentar em média 5,8% e os bilhetes 7,8%. Na CP os títulos exclusivos têm acréscimos até 5,9%
Os passes do Metropolitano de Lisboa e da Carris, que deixarão de ser vendidos a partir de Janeiro de 2013 devido à sua substituição pelo novo passe Navegante, vão sofrer acréscimos de preços entre os 5,5 e os 21,3%. O título mais penalizado será o passe metro urbano, que a partir de quarta-feira vai custar 29 euros.
Estes aumentos de preço, significativamente superiores à subida média de 5% definida pelo Governo para os títulos de transporte das empresas públicas, pretendem convencer quem viaja no metro e na Carris a optar já em Fevereiro pela aquisição do Navegante. Mas há outro incentivo: quem tiver comprado um passe próprio de um desses operadores pelo menos uma vez nos últimos seis meses beneficiará, até ao fim de 2012, de um desconto mensal de três euros na aquisição no novo passe.
O Navegante urbano terá um custo de 35 euros e aquele que permite utilizar toda a rede da Carris e do metro ficará por 40 euros. Ambos dão direito a viajar nos percursos da CP Belém-Cais do Sodré, Benfica-Rossio, Benfica-Oriente, Oriente-Santa Apolónia e Alcântara Terra-Oriente. Também foram criados passes combinados Navegante com a Transtejo/Soflusa, com preços entre os 45 e os 56,1 euros.
Para os utilizadores ocasionais do metro, passa a haver um só bilhete, com um custo de 1,25 euros. Isto significa que quem viaja dentro de Lisboa passará a pagar mais 19% do que hoje, enquanto quem usa toda a rede do metropolitano poupará cinco cêntimos (o que equivale a 3,8%).
Na Carris os tarifas de bordo não sofrem aumento. O bilhete que permite usar esta transportadora e o metro durante 24 horas vai subir de 4,6 para cinco euros (aumento de 8,7%).
Nem os animais escapam
Quanto aos passes intermodais, tanto o L1 como o L12 e o L123 vão passar a custar mais 5%. Nos passes combinados, os acréscimos serão semelhantes. Os passes 4-18 (alunos entre os quatro e os 18 anos), Sub-23 (estudantes do ensino superior até aos 23 anos) e sénior passam a beneficiar de um desconto de 25% em relação ao passe normal, em vez dos actuais 50%.
Na Transtejo/Soflusa os passes vão aumentar, em média, 5,8%. Nos bilhetes simples as subidas serão superiores, cifrando-se numa média de 7,8%. O passe que sofre um aumento maior, de 6,4%, é o da ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré. Já o título mensal para o Seixal terá um acréscimo de 6,1%.
Nas ligações fluviais entre a Trafaria e Belém e entre Cacilhas e o Cais do Sodré os bilhetes simples vão passar a custar 1,15 euros, o que representa um acréscimo de 9,5% em relação aos valores actualmente em vigor. Também os animais de companhia passarão a pagar 1,15 euros em vez dos actuais 1,05 euros. Nas restantes carreiras entre as duas margens do Tejo os aumentos nos bilhetes serão inferiores.
Na CP as assinaturas mensais dos serviços urbanos de Lisboa vão ter aumentos entre os dois e os 5,9%. Nos bilhetes simples, as subidas de preços oscilam entre os 2,2 e os 5,9%.
Apesar de os novos tarifários entrarem em vigor para a semana, durante o dia de ontem decorriam ainda negociações entre a Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa e os operadores para a fixação de alguns preços.
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5 comentários:
Bem me parecia que o navegante não dava para ir à Damaia conforme inventou o Miguel Carvalho.
Não disseram o principal: que com o zapping os bilhetes ficam 10 centimos mais baratos.
os combinados da CP com Metro (provavelmente dos combinados mais usados..) terá aumentos bem superiores..
de 32 para 40 euros (aumento de 20%) para o combinado mais barato (Amadora) e aumento de 11 Euros (20% ) no combinado mais caro (Desde Sintra).
Gostava de saber quem decide estes aumentos bem superior ao sugerido, ainda por cima destes combinados que tanta gente usa..
esta gente quer mesmo encher o IC19 com mais carros...
Os carros dão dinheiro com o imposto sobre o combustivel em 40% do valor mais o estacionamento mais o imposto unico de circulação, quanto mais um carro andar mais desgasta as peças e o Estado ganha mais com IVA e consegue fazer mais pela industria das oficinas de reparação e companhias de seguros.
Os transportes publicos dão prejuizo, é normal que queiram que as pessoas andem de carro.
É imbecil que o Navegante Rede não utilize os limites da coroa 1. Origina-se a situação de se poder ir até à Amadora de Metro (e não de comboio) e o mais ridículo caso de se poder ir à Est. Damaia pela Carris e através dos comboios tal não ser possível.
Ou seja, o novo passe beneficiará alguns casos pontuais de transição a partir do L1; para outros, deixa a amarga desilusão de alguma vez ter pensado que se poderia economizar 6,10 EUR na mensalidade dos transportes.
Eles querem é que as pessoas andem de metro para a Reboleira, agora há que justificar a existência duma obra que não fazia falta. Mas para quem resida na Reboleira sempre ganha um meio de transporte mais vazio, apesar de mais demorado que o comboio.
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