28/01/2012

Lá Vamos .... Brincando e Rindo ... por António Sérgio Rosa de Carvalho



O Porto estremeceu, por breves momentos, ao ver-se confrontado com tamanha "brincadeira" Assim:

"É caso para dizer, parafraseando Mark Twain, que a notícia de que a Casa de Serralves ia ser pichada e vandalizada foi manifestamente exagerada. Por outro lado, o fenómeno dos últimos dias nas redes sociais, em reacção à notícia de que Serralves ia poder ser vista como nunca o tinha sido até aí, veio demonstrar o afecto que este património já conquistou junto da comunidade e, simultaneamente, mobilizar um debate sobre arte, crise, tecnologia e realidade virtual. Mas também confirmar que a estratégia de marketing do Museu de Arte Contemporânea e da Samsung deu os seus frutos..."

ou ainda Assim :

"Nas redes sociais, há quem condene os “vândalos”, autores das “pichagens” num imóvel de interesse público. A culpa é de uma imagem que mostra a Casa de Serralves aparentemente vandalizada: na verdade, as inscrições pintadas no edifício só serão visíveis com um smartphone ou tablet, graças à tecnologia de realidade aumentada."

Portanto... o artista mostra-se satisfeito com os seus cinco minutos de "Glória", e impacto mediático ...
"As pessoas não se dão sequer ao trabalho de ver aquilo para que estão a olhar', afirma Feliciano, para quem a discussão acabou por se tornar 'num bónus' em relação ao projecto."

Embora tenha as minha dúvidas sobre o bom gosto e a ambiguidade pedagógica de tal gesto ... no entanto o Porto teve mais sorte que Lisboa ... pois aqui, a coisa não se resumiu ao Virtual mas concretizou-se ...
Afirmei na altura:


No caso especifico na Fontes Pereira de Melo, e daquele que constituiu um magnifico exemplo de um conjunto dos finais do sec XIX, juntamente com o Palacio Sotto Mayor e o Valmor sede do Metro ... depois do seu esventramento ... a intervenção “grafitti”, só serviu para alimentar e reforçar os argumentos relativizadores do Valor Patrimonial e ajudar à desresponsabilização dos responsáveis por essa decisão, e daqueles que pretendem concluir que “aquilo” ... "já não vale nada”.
Verdadeiro crime de Lesa-Património, esta intervenção “emite” em termos de Pedagogia o pior “sinal”possivel ... desprestigia o pouco que resta, nesta zona, do Património do Sec.XIX e ilustra a confusão de valores e a incompetência, disfarçada de sofisticamento cultural, que impera nas cabeças dos Vereadores da C.M.L. responsáveis por este atentado.

E agora vou também ter direito à minha brincadeira - “collage” …
Afirma o artista de Serralves referindo-se à sua intervenção no respectivo Video :


Não é Hiper-Realismo
Não é graffitti
Não é ilustração

é disparatado
é absurdo
é uma experiência
é técnicamente impreciso
é conscientemente horrível, feio e estúpido


É possivel colar este "Manifesto" ... à intervenção física e omnipresente na Fontes Pereira de Melo?




2 comentários:

Anónimo disse...

Mas posso esperar que os Jerónimos e o Mosteiro da Batalha, apareçam virtualmente pichados.

Ideia luminosa!

Anónimo disse...

Bolas! Queria eu ter escrito "Mal posso esperar que os Jerónimos e o Mosteiro da Batalha, por exemplo,..."