20/01/2012

Ourivesaria Aliança,Rua Garrett,Adeus!







"A fabulosa Ourivesaria Aliança vai fechar na Rua Garrett.O engraxador ,mesmo em frente e que já fotografei para este blogue ,fechou.A magnifica sala com as cadeiras e suportes de engraxar está destruída.Um pouco mais acima fechou a Alfaiataria Piccadilly,infelizmente não fui a tempo. (Fechou também a mercearia Açoriana na rua da Prata,também fotografada). A Rua Garrett e o Chiado vão perdendo os seus tesouros em nome de um falso progresso.Gosto de lojas novas, tantos projectos bonitos que por aqui têm passado,mas não compreendo como não se faz um esforço para preservar o que vale a pena.A cidade vai perdendo a alma,ganha outra, dirão os mais optimistas,eu gosto da mistura das duas.Do novo e do antigo. O eléctrico 18 não vai acabar mas é reduzido a metade,em vez de se desenvolver esta vertente de transportes,ecológica e que é cada vez mais uma imagem de marca da cidade reduz-se,apoia-se o transporte eléctrico individual em detrimento do colectivo.Constava do programa de quem ganhou as eleições precisamente desenvolver e ampliar a rede de eléctricos.Afinal o sentido é o inverso, a CML diz que está satisfeita! Quanto ao comércio já estava também na hora de se fazer um levantamento do comércio histórico e significativo da capital. Lisboa merecia que se salvaguardassem as suas riquezas.Lisboa é uma cidade muito bonita e atraente mas os seus recursos não são infinitos e não há o direito de se desbaratar assim um património tão importante.Desculpem o desabafo,porque este tem sido sempre um blogue positivo,fica aqui esta excepção, mas tudo o que é demais...Obrigado a todos. "                          

 Texto e fotos: Blogue "Diário de Lisboa". http://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-de-Lisboa-The-Lisbon-Diary/232117360138206?ref=tn_tnmn
 http://www.lisboadiarios.blogspot.com/

9 comentários:

Rui Dias disse...

Caro A. Lourenço,

Subscrevo e partilho na totalidade a sua opinião.

Cps.,

Anónimo disse...

sugestões?!

nunca entrei lá. e não foi por falta de dinheiro, mas não me interesso por relógios (nunca uso, afinal o telemovel já tem um) e a minha esposa não se interessa por jóias. imagino que não somos caso único. por isso como vai a ourivesaria sobreviver?

Paulo Ferrero disse...

A Aliança NÃO vai fechar. A CML aprovou um projecto para esse edifício, que será um hotel, mas consta expressamente da memória descritiva do projecto aprovado a promessa do promotor em manter a ourivesaria tal como está e funciona, dado que é uma mais valia para o projecto. Aliás, seria impensável que a CML tivesse aprovado semelhante coisa, extremamente grave, digo eu. Não acredito que feche. O engraxa? Não sei, amanhã já vejo...:-)

Ricardo disse...

O Povo deixa...
Acho que isto diz tudo...

Anónimo disse...

Passei por lá hoje e de facto tem um aviso na porta em que diz que vai fechar "definitivamente" no dia 15. Será que depois reabrirá como um "Vitaminas" ou "Loja das Sopas"?

A.lourenço disse...

caro Anónimo ,a ourivesaria sobrevive como todos os negócios uns melhor outros pior.Não se podem ver as coisas de forma tão simplista.Esta Ourivesaria é uma das lojas mais bonitas e emblematicas do chiado,se fechar é uma perda muito grande para o comércio Lisboeta.A não ser que se parta do principio que isto do comércio e das lojas históricas não tem importância nenhuma.Mas isso seria outra discussão.Caro Paulo, temo que feche mesmo,o espaço,se não hover nenhuma "desgraça" durante as obras continua, mas a ourivesaria não.E aquele espaço é o conjunto é uma coisa e outra.Não será a mesma coisa se passar a vender camisolas e calças. Abraço

Anónimo disse...

POBRES

cada vez mais pobres

especialmente de Cultura

Xico205 disse...

...mas cada vez mais escolarizados, valha-nos isso.

Anónimo disse...

Pronto va a renacer...