Exma. Senhora Vereadora Catarina Vaz Pinto
Exmo. Senhor Senhor Vereador José Sá Fernandes
Na sequência das más práticas de publicidade que marcaram no ano passado, de forma notória e uma vez mais, as Festas de Lisboa; e certos de que os Pelouros da Cultura e do Espaço Público partilham do nosso desejo em vermos melhorado este evento tão importante para Lisboa, solicitamos a V. Exas. que, para a edição de 2012, se implementem regras objectivas e justas, que resultem no fim efectivo da publicidade excessiva e abusiva durante as Festas, que têm vindo a ser transformadas nos últimos anos em autênticas “Festas da Cerveja".
Tal resultará em parte por força do patrocinador principal das Festas ser uma marca de cerveja, mas também porque a CML se tem mostrado incapaz de garantir, sem sede de negociação, que tais abusos não se verifiquem.
Assim, apelamos ao estabelecimento de novas regras para a publicidade e para a ocupação do espaço público, que as garantam civilizadas e responsáveis. Compete à CML garantir que a cidade histórica e os seus monumentos são respeitados. A cidade não pode ficar refém do apetite voraz das marcas de produtos, seja de cerveja seja de outros.
Tal como já foi por nós referido em anos anteriores, sugerimos à EGEAC que diversifique os apoios, substituindo inclusive o patrocinador principal por uma empresa mais adequada e mais sensível ao perfil e espírito das Festas de Lisboa.
Voltamos também a pedir a criação de um modelo de quiosque móvel que seja imagem de marca das Festas de Lisboa, como acontece noutras cidades da Europa. Dessa forma seria mais fácil disciplinar a excessiva presença de publicidade como a representada pelos actuais quiosques de marcas de cerveja e de gelados. É preciso proibir estes quiosques, ostensivos na sua publicidade, com design sem qualidade e inapropriados aos Bairros Históricos.
Para além da questão dos quiosques, é necessário acabar com a colagem sistemática de milhares de autocolantes publicitários, que poluem toda a cidade, como tem acontecido invariavelmente durante os últimos anos.
Aproveitamos, ainda, para chamar atenção de V. Exas. para o facto de, passados mais de 6 meses desde as últimas Festas de Lisboa, haver ainda muitos destes autocolantes afixados pela cidade – com o logótipo da EGEAC/CML – e a desfigurarem fachadas de edifícios (ex. entrada do Castelo, fachadas de azulejo, estabelecimentos históricos como o "British Bar") e até contentores para o lixo.
Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos.
Fernando Jorge, António Branco Almeida, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado, João Mineiro e Jorge Pinto
2 comentários:
"Na expectativa" de que 2012 ainda seja mais incivilizado que 2011, ano em que a bandalheira e a lixeirada junto a esses locais onde se realizava a Festa da Cerveja foram absolutamente impróprias...
O próximo passo deve ser reeclamarem que o British Bar só é frequentado por xungaria que foi expulsa da rua de trás para dar lugar aos betos que torturam os moradores do Cais Sodré com barulho!
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