20/02/2012

Requalificação do Convento do Desagravo

Na sequência de notícias divulgadas sobre alguns alunos pertencentes ao agrupamento de Escolas Gil Vicente a Câmara Municipal de Lisboa esclarece:

As crianças de Jardim de Infância e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola N.4, pertencente ao agrupamento de escolas Gil Vicente, desocuparam o Palácio Sinel de Cordes no Campo de Santa Clara, onde funcionavam as suas aulas no ano lectivo de 2003/2004, por decisão do executivo municipal de então, que alegou falta de condições do edifício para ali prosseguir a função educativa.
A requalificação do Palácio Sinel de Cordes para equipamento escolar exigiria um esforço financeiro que não daria a resposta adequada, nomeadamente, na existência de espaços para a prática da educação física e das acessibilidades a alunos com mobilidade condicionada, concluiu o actual vereador com o pelouro da Educação que em 2010, no âmbito do Programa Escola Nova (programa de requalificação do parque escolar municipal) encontrou uma solução para os alunos que ocupavam aquele edifício bem como para outras quatro escolas do Agrupamento Escolas Gil Vicente que já se encontravam em avançado estado de degradação. Este espaço, também situado no Campo de Santa Clara, é o antigo Convento do Desagravo, o qual receberá as seguintes escolas:
EB N.º 4 – Junta de Freguesia de São Vicente de Fora;
EB N.º 51 (Escola da Sé) - Junta de Freguesia da Sé;
EB N.º 75 - Junta de Freguesia da Madalena;
EB N.º 199 (Marqueses de Távora) - Junta de Freguesia da Graça;
EB N.º 212 - Junta de Freguesia de São Miguel
O projecto para a requalificação do Convento do Desagravo está em desenvolvimento prevendo-se que a obra esteja concluída em finais de 2013.
O financiamento para esta obra encontra-se previsto no PIPARU, numa estimativa de custo de cerca de 5.200.000 €.
[2012-02-16]

2 comentários:

APEEGIL disse...

Achamos bem. Mas notamos que é a terceira vez que a CML dá uma solução com prazo explícito para sesolver este problema. A primeira vez foi "2010". A segunda foi "início do ano lectivo 2012/13". Esta terceira é "fins de 2013".

Notamos ainda que "fins de 2013" são dois anos - caso não haja nenhum atraso. Não é aceitável manter as crianças da EB nº 199 em monoblocos mais dois anos. E não é aceitável ter as crianças da EB nº 4 no edifício da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora, que é de acesso público, incluindo a piscina municipal de Alfama e um café - é ao lado da esplanada que as crianças fazem desporto e têm o recreio.

É necessária uma solução transitória para estas escolas. Para a nº 4 é claramente o Palácio Sinel de Cordes - se a Trienal de Arquitectura lá pode estar com "poucas obras", também pode a Escola que de lá foi corrida h´+a 7 anos atrás com falsos argumentos (perigo de derrocada iminente, que não parece assustar os novos ocupantes, nem a senhora que lá morou estes 7 anos e ainda mora). Para a 199, terá a CML que encontrar uma alternativa.

A Associação de Pais do Agrupamento Gil Vicente

APEEGIL disse...

Aqui:
http://www.cm-lisboa.pt/op/?idc=49&pos=100&action=3&fprojecto=N
a CML disse "ara o Convento do Desagravo encontra-se em desenvolvimento um projecto de requalificação, o qual prevê que a partir do ano lectivo de 2012/13 sejam instaladas as Escolas n.º 4, 51, 75, 199 e 212."

E aqui:
http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/brochura.pdf
Estavam calendarizadas as obras no Palácio Sinel de Cordes para 2009/2010, ao abrigo do programa Escola Nova.

É por isso que gostamos muito da nova promessa, e esperamos que às três seja de vez.