29/02/2012

Câmara quer isentar taxistas para testar carros elétricos

in Diário de Notícias, 28 Fev 2012. Via Lusa.

Os taxistas da Autocoope vão utilizar dois veículos elétricos durante dois meses em Lisboa, para estudar os impactos destas viaturas na cidade, no seguimento de um protocolo a celebrar com a autarquia que prevê a isenção de taxas municipais.

"A Autocoope e a Câmara de Lisboa pretendem realizar um teste à utilização de veículos elétricos no serviço de transporte em táxi na cidade, com vista à verificação da capacidade de resposta deste tipo de veículos e a avaliação de eventuais limitações desse sistema", refere uma proposta dos vereadores da Mobilidade, do Ambiente Urbano e das Finanças da capital, a ser debatida na quarta-feira.
"Este tipo de ação reveste-se de elevado interesse para a cidade de Lisboa, dado que, em conjugação com outras medidas em curso, como sejam a implementação de Zonas 30 e o desenvolvimento da mobilidade elétrica, promovem a melhoria da qualidade do ar", defendem os vereadores.
Além dos impactos na qualidade do ar, este projeto visa também "um incentivo à renovação da frota automóvel ao serviço da atividade de transporte em táxi" que pode ter "benefícios para a cidade de Lisboa", nomeadamente na qualidade do serviço prestada aos consumidores, consideram os vereadores.
Pelo "interesse da cidade" nesta parceria, a câmara propõe isentar a entidade do pagamento das taxas municipais de emissão de licenças, "no valor estimado de 661,88 euros, e de publicidade em táxi, "no valor estimado 392,20 euros".
Durante dois meses - o período experimental - os taxistas da Autocoope vão conduzir dois veículos elétricos disponibilizados pela Renault à empresa.

4 comentários:

Anónimo disse...

elétricos ....!?! ...!?!

A.lourenço disse...

Acho boa a iniciativa mas para quando uma aposta no transporte público eléctrico e não apenas no individual? O encurtamento vergonhoso do eléctrico 18 prova que não existe esse empenho.

Anónimo disse...

É eléctricos e não elétricos. Tanto este blogue tenta defender o património de Lisboa e nem sequer consegue proteger o nosso património linguístico? Isto é o "Cidadania LX" ou o "Cidadania SP (São Paulo)"? Vamos lá ser sérios. Assim, não têm credibilidade nenhuma.

Xico205 disse...

Assim, não têm credibilidade nenhuma.
-------------------

Nunca tiveram. São fanáticos, e aldrabões e censuram quem vem contar a verdade.