14/02/2012

Resposta da SRU Lx Ocidental ao n/protesto pelo abate de candeeiros no Bº dos Sargentos

«Exmos. Senhores,

Em resposta ao vosso e-mail, agradecemos o interesse e reconhecimento do trabalho efectuado pela Lisboa Ocidental, SRU e esclarecemos o seguinte:

1. As obras em causa têm como finalidade a Reabilitação do Espaço Publico e Renovação das Infraestruturas dos quarteirões a nascente da Calçada da Ajuda, aos quais se seguirão os quarteirões a poente (envolvente do Largo da Paz), a própria Calçada da Ajuda e ainda os quarteirões da Rua do Embaixador e da Rua Vieira Portuense.

2. O projeto foi elaborado por uma equipa de projetistas liderada pelo Arquiteto Paisagista João Nunes da PROAP (www.proap.pt), tendo sido aprovado pelo IGESPAR e pelos Serviços Municipais.

3. A execução destas obras tem financiamento assegurado através de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento, contratado através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipais de Lisboa.

4. Com estas intervenções pretende-se valorizar os espaços públicos, através da sua reestruturação e requalificação, preservando as suas características morfológicas e de ambiente e a imagem do “Bairro”. São também totalmente reabilitadas as infraestruturas de água, esgotos, comunicações e elétricas, melhorando e racionalizando o seu desempenho ambiental e energético.

5. Quanto às luminárias preexistentes, as avaliações feitas pelos técnicos projetistas envolvidos, com a aprovação das entidades competentes, concluíram que deveriam ser substituídas, tendo em conta que eram de várias épocas e origens e que, ao longo dos tempos, foram sofrendo adaptações que não respeitavam as actuais normas de protecção, produzindo ainda volumes luminosos excessivos, com consumos de energia cerca de duas vezes mais elevados e com menor eficiência luminosa do que as atuais.

6. Na verdade, com a adaptação de luminárias antigas, só em situações pontuais se conseguem resultados aceitáveis, mas sempre com níveis baixos de eficiência energética, razão pela qual tiveram de ser devidamente ponderados os vários aspetos envolvidos (económicos, energéticos, ambientais e patrimoniais), tendo-se decidido, de forma coordenada com o IGESPAR, reabilitar e manter as luminárias existentes no muro-guarda dos terraços urbanos sobre a Travessa da Boa-Hora à Ajuda e substituir as restantes, que foram entregues à CML.

Ficando ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais e solicitando a divulgação da nossa resposta no vosso blog, com os melhores cumprimentos,

Teresa do Passo
Presidente Conselho de Administração
»

2 comentários:

Anónimo disse...

é de louvar a resposta da senhora directora (independentemente da justeza ou não da resposta). um bom exemplo a seguir por outros responsáveis politicos

Anónimo disse...

Se:
1º 3. A execução destas obras tem financiamento assegurado através de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento, contratado através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipais de Lisboa.
2º 2. O projeto foi elaborado por uma equipa de projetistas liderada pelo Arquiteto Paisagista João Nunes da PROAP, tendo sido aprovado pelo IGESPAR e pelos Serviços Municipais.
3º A SRU ocidental recebeu um prémio pelas boas práticas no Sector Público.

Quando foi lançado o concurso público?
Parece que este gabinete tem ganho todas as obras?