16/07/2007

Chegado por email:

«Bom dia,

Bom dia, li nas vossas propostas para uma Lisboa melhor a ídeia de colocar lombas na Av de Roma.

Há diversos tipos de lombas, as que vejp utilizadas em Lisboa são em regra ineficazes contra quem gosta de circular depressa e tem bons carros, apenas os condutores mais cumpridores ou mais cuidadosos cumprem a velocidade limitada que lhes está associada, normalmente 40 km/h.

A sua utilização como medida de acalmia de tráfego pode ter consequências muito nefastas.

Há que ter muitos cuidados na utilização de tal dispositivo que tem consequências imediatas sobre os vizinhos, provocam ruído de impacto e vibrações, tendo como consequência uma diminuição da qualidade de vida de quem utiliza e de quem reside, é preciso não esquecermos que o rúido excessivo, nas cidades, é e será cada vez mais um dos seus principais problemas.

A desaceleração e aceleração que acontecem antes e após a sua ultrapassagem pelos veículos também pode contribuir para o aumento do ruído, principalmente em vias inclinadas.

Pessoalmente tenho num raio de 50 metros da minha casa 24 lombas, considerando todas as faixas de rodagem, colocadas a pedido da Junta de Freguesia sem qualquer consulta aos residentes, pelo menos aos que contactei.

A justificação tem variado ao longo do tempo, sendo a última relacionada com a perigosidade do cruzamento, perigosidade que pode existir mas a que estas lombas não dão resposta capaz.

No mínimo seria necessário verificar a situação antes e após a colocação das mesmas, avaliar os impactos positivos e negativos (nomeadamente no tráfego automóvel e na geração de ruído e vibrações) e ter a concordância dos residentes na sua envolvente directa.

Outras regras técnicas podem ser evocadas: as vias onde circulam transportes públicos não as devem ter, as vias a partir de determinada inclinação (10%) também não, etc.

As lombas são, na generalidade, uma falsa medida de acalmia de tráfego, posso enunciar medidas muito mais eficazes e que agem muito mais na percepção do condutor através da utilização de situações físicas de o que podemos associar a uma via onde devemos circular devagr: estreitamento da via nos cruzamentos, estreitamento do campo visual da faixa de rodagem, através da colocação de árvores, colocação de passadeiras de peões muito visíveis e iluminadas no período nocturno.

A maior parte dos condutores reagem de acordo com os estímulos recebidos inconscientemente, a informação sensorial que uma via fornece é muito eficaz na gestão dos comportamentos. Uma lomba é um elemento de sinalização que só faz democraticamente sentido, é como um castigo corporal, uma medida repressiva penalizadora muito para além do que pretende.

com os meus cumprimentos, Fernando Oliveira»

1 comentário:

Anónimo disse...

Com efeito as lombas têm alguns inconvenientes, mas quando temos filhos todos os inconvenientes desaparecem perante a possibilidade de limitar realmente a velocidade numa estrada.
De qualquer modo, há outras formas de resolver a questão, algumas já enunciadas, e gostaria de mencionar mais uma, amplamente utilizada na Suiça, que são uma espécie de "ésses" ou "mini-gincana"que a estrada faz no local pretendido, obrigando o condutor a reduzir a velocidade. No entanto volto a referir, que diminuir a velocidade em áreas urbanas, faz dimunuir o número de atropelamentos e é isso que está em primeiro lugar.