13/07/2007

Os meus 10 passos, sem tropeçar:

1. Agendar para 1ª reunião de executivo a EXTINÇÃO imediata das seguintes empresas municipais: AMARLIS, AMBELIS, LISB, EMARLIS e as 3 Sociedades de Rebilitação Urbana, com subsequente retorno das respectivas competências para a CML.

2. Agendar para 1ª reunião de executivo a aprovação de PEDIDO DE EXPLICAÇÕES AO GOVERNO sobre o ponto de situação relativo ao fecho e à venda de património do Estado (Hospital D.Estefânea, Penitenciária, IPO, Liceu Machado de Castro, Liceu D.João de Castro, Hospital Miguel Bombarda, Hospital dos Capuchos, etc.).

3. Agendar para 1ª reunião de executivo a aprovação de PEDIDO DE LEGISLAÇÃO DO GOVERNO com vista à passagem IMEDIATA dos terrenos da APL para a CML, com excepção dos directamente ligados à actividade portuária.

4. Agendar para 1ª reunião de executivo a SUSPENSÃO DE TODOS OS PROCEDIMENTOS EM ANDAMENTO relativos ao PUALZE e aos Planos de Pormenor da Colina do Atheneu, zona envolvente ao Palácio da Ajuda, pólo universitário de Campolide, Bairros da Liberdade e Boavista, Palacete Ribeiro da Cunha, e empreendimento para a zona da antiga Feira Popular/Entrecampos; com o subsequente pedido de devolução dos projectos enviados à CCDR-LVT.

5. Agendar para 1ª reunião de executivo a aprovação de MOÇÃO DE CENSURA ao Governo pela não efectivação da Autoridade Metropolitana dos Transportes, bem como o não fecho da CRIL e do Eixo N-S nos prazos acordados; com a subsequente exigência de cumprimento dos mesmos.

6. Agendar para 1ª reunião de executivo a ABERTURA de período de discussão pública do chamado Plano da Baixa-Chiado, designadamente os seus modelos institucional e de financiamento. Disponibilizar verbas imediatas para repavimentação, iluminação, limpeza, policiamento.

7. Agendar para 1ª reunião de executivo a aprovação da figura de CONSELHO CONSULTIVO MUNICIPAL com vista à efectiva triagem futura dos projectos urbanísticos que servem e não servem para Lisboa, designadamente em termos de preservação da memória, protecção do património, sistema de vistas, centralidade, cultura de bairro, corredor verde, etc.

8. Agendar para 1ª reunião de executivo a PASSAGEM À PRÁTICA DO REGULAMENTO DE CARGAS E DESCARGAS.

9. Agendar para 1ª reunião de executivo a aprovação de CADERNO DE ENCARGOS para obras de reabilitação imediata para o Capitólio e para o Pavilhão Carlos Lopes, de modo a que a verba resultante do protocolo com o Casino de Lisboa não seja canalizada para outro destino que não o previsto.

10. Agendar para 1ª reunião de executivo a REAPRECIAÇÃO DO PLANO VERDE CONSIGNADO NO PDM, relevando a necessidade extrema de se garantir a preservação do corredor verde, Parque Periférico e logradouros.

3 comentários:

Tiago R. disse...

Bravo! Estou de acordo com quase tudo!
Penso que a ideia do Conselho Consultivo Municipal para o urbanismo é interessante, mas não pode nem deve substituir a discussão pública com as populações e com as Freguesias, que é a mais importante e a melhor maneira de construir cidade, tentando conciliar os diversos interesses em presença.
Quanto ao Regulamento de Cargas e Descargas, falta definir melhor a situação do cartão de estacionamento para comerciantes, pois a tecnologia que tinha sido proposta por Marina Ferreira parece que afinal não funciona.
Penso que falta um 11º passo, que sería pôr em marcha (acelerada) a revisão do PDM, que leva anos de atraso.
Era bom que Domingo trouxesse condições para levar a cabo estas medidas, mas a coisa não parece famosa... :(

Paulo Ferrero disse...

Nada, mesmo. Como já me disseram há pouco, só discutem os primeiros da lista e depois, no resto dos que vão entrar é que vão ser elas (e eles)... muito fraquito., para não dizer, paupérrimo.

Anónimo disse...

nah na
cá vãos os meus 10 primeiros passos:

1. Lançar concurso para cargos de chefia, com a meta de até final do mandato ter posto a concurso pelo menos 50% dos lugares.

2. Reduzir em 50% o número de avençados da CML, não renovando todos os contratos assinados de 2002 para a frente.

3. Não renovar o contrato de leasing de todos os veículos ao serviço de directores de departamento e chefes de divisão. Sai mais barato, é mais prático e é melhor para a economia da cidade (e é mais fácil prevenir abusos) se usarem táxi nas deslocações de serviço.

4. Estabelecer um tecto de assessores para os gabinetes de vereação: máximo de 2 por assessor sem pelouro (oposição), e para cada vereador com pelouros 1 adjunto e 1 assessor por departamento sob sua tutela (basta, e mais só gera confusão).

5. Estabelecer como tecto de vencimento para assessores de fora da CML (a recibos verdes) 1.500 Euros (vencimento igual a técnico superior de 1.ª). Mais do que isso (500 contos por mês...) é obsceno.

6. Antes de pagar as empreitadas paradas, pagar os subsídios em atraso às dezenas de organizações que dão apoio social aos pobres, e que estão há mais de um ano a pagar do seu bolso as obrigações da câmara.

7. Parar a revisão do PDM, que foi preparada por uma equipa de distintos arquitectos amigos do carmona e atolados até ao pescoço em interesses e promiscuidades. Constituir nova equipa, e começar por ouvir as populações.

8. Pôr de parte o projecto megalómano (e FOLEIRO) de uma praia artificial na antiga piscina dos Olivais, e iniciar a recuperação das suas instalações.

9. Recuperar a antiga piscina do Campo Grande e pôr de parte o projecto FOLEIRO e ELITISTA de um health club a concessionar.

10. Deixar-se de merdas, tricas partidárias e alibis, e arregaçar as mangas (a sério, não como as do carmona) e governar como deve ser, tendo a noção da responsabilidade Histórica que se tem sobre os ombros.