25/07/2007

PSP identifica mais de 40 infracções no transporte de crianças

IN Rádio Renascença

"A divisão de trânsito da PSP de Lisboa realizou esta manhã uma acção de fiscalização ao transporte colectivo de crianças. Em três horas, foram identificadas mais de 40 infracções.

À entrada para o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, os autocarros interromperam a viagem até à praia, para que a PSP verificasse as condições de segurança em que viajavam as crianças.

A maioria das infracções detectadas estava relacionada com irregularidades ao nível dos sistemas de retenção e ao nível das licenças para o transporte colectivo de crianças. As multas cobradas rondam os mil euros.

O regime jurídico do transporte colectivo de crianças e jovens até aos 16 anos obriga à utilização de cinto de segurança. A lei prevê que a cada criança terá de corresponder um lugar sentado e que a lotação do autocarro não pode ser excedida.

Os motoristas têm ainda de ser certificados pela Direcção-Geral dos Transportes Terrestres"

Comentário: Por incrível que pareça há por aí muitas empresas de transportes que dizem claramente que a responsabilidade de assegurar os mecanismos de retenção das crianças não é sua, apesar de terem tido conhecimento atempado da legislação, e de (por se tratar de um negócio, do "seu" negócio) deverem ser os principais promotores da segurança de quem transportam.

1 comentário:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Mas há outra situação mais curiosa:

Se eu levar a criancinha sem ser banco próprio, sou multado.

Se a levar de táxi, mesmo que vá de gatas ou aos pinotes, já não há problema...