02/10/2007

LISBOA É...


...uma rua histórica, classificada de "Interesse Público", desfigurada com antenas parabólicas.

A propósito do post do Nuno Valença, "Antenas no AR", publico aqui esta fotografia da Rua de O Século que parece provar a teoria do aumento da praga das antenas parabólicas nas fachadas dos prédios de Lisboa. Só em dois prédios desta rua já existem 10 antenas! Mas infelizmente esta "moda" ilegal e de mau gosto já marca presença em todas as zonas da capital, incluindo os bairros e arruamentos mais históricos: até em plena Rua Augusta existem exemplos.
Com tantas marquises de alumínio, estores de plástico, antenas e alterações ilegais de coberturas e fachadas, o que é que fica da arquitectura de Lisboa? A fealdade avança descontrolada e a passos largos...

12 comentários:

Anónimo disse...

Esta praga tem uma explicação. Nos Bairros históricos a TV Cabo não arriscou instalar cabos subterrâneo, pelo que habitantes destas zonas se desejarem ter os canais da Tv Cabo têm de adquirir á mesma uma parabólica que será instalada no momento de instalação do serviço. As antenas têm de estar viradas numa determinada direcção, pelo que em muitos casos ou ficam na fachada ou no telhado. Acontece que muitos destes edificios antigos não têm acesso ao telhado, e os que têm, os moradores enfrentam a recusa das empresas instaladoras em ir ao telhado colocar a antena. Desta forma a nossa cidade está nos bairros históricos a ficar completamente desfigurada tal como documenta a fotografia.

Anónimo disse...

Há uns anos atrás esta praga começou no bairros periféricos das maiores cidades da Suécia (nada de zonas históricas), até que as autoridades se cansaram e estabeleceram normas contra o fenómeno. Hoje não se vê nenhuma, e quem se atrever habilita-se a uma ordem de despejo.
Não se faça nada rapidamente e vamos ver Lisboa cheia de porcarias destas.....como se já não tivéssemos que chegue.


JA

Anónimo disse...

Caro Carlos,

Há muitas zonas onde há rede tv cabo e as parabólicas começam a surgir em força. Por exemplo na zona do Bairro das Colónias, Penha de França e Graça. Já reparei em antenas nas traseiras, o que é menos mau.

A TV Cabo também deverá ser chamada a atenção.

Nuno Valença

Anónimo disse...

Pois pois ...
chamar a~Tv cabo à atenção
como se eles quizessem saber do assunto.
estão-se pura e simplesmente borrifando.

FR

FJorge disse...

Em Londres, nos bairros onde´não existe outra solução se não instalar parabólicas, existem regras bem precisas: só podem ser instaladas nas fachdas de tardoz e nos telhados virados para as traseiras; Mesmo assim, são pintados da mesma cor dos telhados para reduzir o impacto visual (preto, pois os telhados de Londres são quase todos dessa cor). Enfim, em Portugal é sempre a mesma coisa: nunca conseguimos antecipar os problemas, e só quando eles atingem grandes dimensões é que se pensam em regulamentos, SRU, RECRIA, etc., etc.,

Anónimo disse...

Nos Alpes Suiços, a maioria dos chalets possuem parabólicas, mas as mesmas são praticamente imperceptiveis pois são pintadas à cor da madeira, confundindo-se com a mesma. Mas como foi dito aqui, são outras culturas e outras percepções estéticas.

FJorge disse...

é muito triste ver como, de um modo geral, os portugueses Têm uma espécie de tolerância congénita ao lixo e à desordem; só assim se pode explicar que alguém viva em paz e feliz com parabólicas, marquises, estores de plástico, grades, barracões e acrescentos ilegais de toda a espécie e feitio!

Unknown disse...

Claro que instalam parabólicas. Querem que a tv fique sem imagem, a servir de suporte para os naperons? Bem vindos de volta à idade da pedra.

Unknown disse...

Não percebo é como é que uma concessionária de serviço público só presta serviço onde bem entende. O que sugerem -- que as pessoas dos bairros históricos desistam de ter acesso aos canais de cabo? Nem pensar.

Anónimo disse...

Voces podem ir todos APANHAR NO RABINHO, OH PANELEIROS, quer dizer que me interessa o raio do "interesse Historico" ?, não ganho nada com isso, não me alimenta, etc.
E por causa dessa merda e de paneleiros como vocês, não posso ter parabolica?

Anónimo disse...

No REGULAMENTO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DO NÚCLEO
HISTÓRICO DA MOURARIA :

"Artigo 12.º
Instalações especiais
1 - No que respeita a antenas de televisão

a) Os utentes do serviço de distribuição de televisão por cabo que tenham instalado no prédio antenas individuais de receção de emissões por via terrestre, ou antenas individuais de receção de emissões por via de satélite, devem retirá-las;

b) Nos casos em que a televisão por cabo for distribuída a todas as frações do prédio, devem igualmente ser retiradas as antenas coletivas de receção de emissões por via terrestre e as antenas coletivas de receção de emissões por via de satélite. "


Fonte:
https://www.lisboa.pt/fileadmin/cidade_temas/urbanismo/planos_urbanizacao/nh_mouraria/pu_nh_mouraria_anexo_I_alteracao_regulamento.pdf

Anónimo disse...

Em lisboa, quase todas as ruas históricas têm cabo TV/dados OU MESMO FIBRA ÓPTICA, daí não ser necessário antena parabólica e a CML proibir a sua aplicação nos regulamentos legais em vigor!

O problema está em que nem todas as operadores oferecem o serviço por não querer "alugar o ramal"...

Para verificar qual a operadora que trabalha na sua rua história, há que procurar EM CADA OPERADORA, HÁ SEMPRE pelo menos UMA QUE FORNECE O SERVIÇO TV na sua rua!

"Teste Cobertura Fibra Grátis
Verifique aqui a cobertura para a sua casa":


https://www.comparamais.pt/blog/teste-ja-a-cobertura-fibra-de-internet-e-tv-na-sua-casa