09/02/2010

Marca preferida de Michele Obama promove turismo lisboeta nos EUA

Além de fotografar o catálogo em Lisboa, o site da J Crew tem um roteiro sobre a capital.

O catálogo da edição Primavera-Verão da marca de roupa norte-americana J Crew, começou por ser fotografado nas ruas de Lisboa. Agora, palavras como "Olá", "Bica" e "Obrigada" enchem as montras da loja na Madison Avenue, em Nova Iorque, com convites para entrar sob o ‘slogan' "Olá de Portugal".

A marca - uma das preferidas da primeira-dama Michelle Obama - escolheu a capital portuguesa para fotografar a nova colecção mas não se limitou a isso. No plano de comunicação estava ainda prevista a criação de um roteiro sobre o que há a não perder na capital, onde procurar e o que dizer numa primeira viagem a Portugal.

Apesar de a marca não ter contactado antecipadamente a Associação que gere o Turismo de Lisboa (ATL), as informações veiculadas não podiam agradar mais à entidade. "Lisboa tem tido muito boa imprensa nos EUA. Temos tido alguns trabalhos muito significativos ultimamente sobre a capital, o que tem contribuído fortemente para a promoção deste destino enquanto local privilegiado e ‘fashionable'", justificou Paula Oliveira, directora de promoção da ATL. No site da marca (jcrew.com), convidam-se os visitantes a abrir o "Passaporte para Lisboa". Nele vão encontrar quatro separadores com tudo o que precisa de saber: o que esperar da capital, os locais obrigatórios a visitar, recebem ainda uma lição de língua e uma selecção dos melhores lugares.

"A Brasileira", "A Vida Portuguesa", o "Restaurante Lautasco", a "Antiga Confeitaria de Belém" e o "Castelo de S.Jorge" são ‘spots' a não perder. "Bica", "Obrigada", "Fado", "Azulejos", "Sardinhas Assadas" e "Praia" são algumas das palavras a sublinhar no dicionário. Cinco dias bastaram para o ‘cast' da marca se render aos encantos e recantos lisboetas. "A ajuda destas marcas é fundamental, particularmente em mercados tão alargados como os EUA, onde não é fácil comunicar sem valores de investimento muito significativos. Estes trabalhos são um enorme contributo para a divulgação e notoriedade de Lisboa", explicou.

Para Paula Oliveira, trabalhos como este ou o que surgiu recentemente no "The New York Times" contribuem para a promoção marca "Lisboa" tanto ou mais do que uma mega campanha publicitária. No artigo, Lisboa era vista como uma cidade "gourmand", com ‘chefs' e restaurantes de qualidade. "O cenário é cinematográfico, com o cheiro a manter-se o mesmo", assina Alexander Lobrano, com o "pão cozido, peixe frito, carne assada e sopa" a marcar compasso olfactivo à medida que se passeia na capital. "Aqui há Peixe", "Tavares", "Já à Mesa", "100 Maneiras", "Alma" ou "Manifesto" constam do cardápio obrigatório numa ementa em Lisboa.
In Diário Económico
Promoção grátis e da mais eficaz! para quem quiser ver o site

10 comentários:

Anónimo disse...

Fico tão contente com estas notícias : )

Mário disse...

Não foi só a J. Crew. A revista Sports Illustrated também esteve por cá!:

http://www.golisbon.com/blog/

Anónimo disse...

De certeza que não andaram a pé por passeios escalavrados e com carros a impedir a passagem...

Nem foram mal servidos em restaurantes caros onde presumo que só figuras badaladas têm direito a tratamento adequado.

Nem passaram (de carro) por ruas esburacadas.

Nem viram centenas de edifícios devolutos.

Nem repararam nos graffiti (acho que são mais tags e não propriamente graffiti) por todo o lado, incluindo edifícios habitados, alguns pintados há pouco, alguns históricos, incluindo monumentos...

Enfim, que tenham enjoyed.

Anónimo disse...

Já tinha visto o site da J Crew e gostei.
Haja alguém que diga bem de Lisboa, que aqui a maioria do zé povinho é só bota-abaixo!

Salvador, disse...

Conseguiram passear pelas ruas de Lisboa e gostaram?
Viram as árvores derrubadas no Principe Real e gostaram?
Fotografaram a Baixa Pombalina toda feita em m.... e gostaram?
Eu é que gostava de saber se este sapo que engoliram e a promoção "á borla", não tem a ver com certos investimentos imobiliários americanos em lisboa...

Rodrigo disse...

as fotos estão muito giras, gostei imenso do trabalho. tb gostei da fotos da vila, será óbidos?

lmm disse...

Há muito boa gente aqui que fica desgostosa com o facto de haver quem passe por Lx e adore, com todos os defeitos que tem.

É claro que viram os passeios esburacados, os prédios devolutos e foram mal servidos em restaurantes. Mas apesar disso - espante-se - ficaram com uma imagem positiva e sabem que não há cidades perfeitas. É isso que algumas pessoas aqui não percebem...

Xico disse...

Adoro ler os seus comentarios lmm.

Costumo-me identificar com eles.

Maxwell disse...

Boas notícias! Portugal precisa, de facto de promoção. Não não vejo onde é que isso implica deixar de se melhorar (ou comessar?) um país onde existe grande margem para melhoramentos. Keep going.

Xico disse...

Podiamos começar por escrever sem erros.