02/03/2010

Activos não-maximizados

O processo de candidatura durou mais de um ano a estar concluído, tendo Lisboa concorrido contra 34 outras cidades europeias. De acordo com a organização a capital portuguesa terá sido seleccionada “devido à sua história marítima, extraordinárias condições para a prática da vela e provas dadas em organização de grandes eventos”.

É interessante ver que a nossa historia marítima continua a ser uma activo que, salvo raras e honrosas excepções, como a deste caso, é menosprezado.

Portugal não precisa de dois terminais deep sea a 60 milhas náuticas um do outro - países muito maiores têm menos, proporcionalmente aos habitantes e à superfície. Sobretudo quando um dos terminais é numa zona insatisfatória - e que poderia ser usada para outros fins, com mais proveito a longo prazo - com activos que só pedem para ser maximizados.

Esperemos que a vinda desta regata ajude os nossos decisores a aperceber-se do enorme potencial económico e de empregos da náutica de recreio - e a agir em consequência.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Serpa,

Esta é uma área com enorme potencial, pelo que não devemos ter dúvidas em a promover.

Luís Serpa disse...

Caro carlos Leite de Sousa,

É difícil, mas não impossível, passar do bling bling para a consistência. Mas nós não somos piores do que os outros, e lá chegaremos.

Anónimo disse...

"Portugal não precisa de dois terminais deep sea a 60 milhas náuticas um do outro - países muito maiores têm menos, proporcionalmente aos habitantes e à superfície. Sobretudo quando um dos terminais é numa zona insatisfatória - e que poderia ser usada para outros fins, com mais proveito a longo prazo - com activos que só pedem para ser maximizados."

Onde é que estão os estudos que suportam estas afirmações?

Ou é só a opinião do autor?

Luís Serpa disse...

É uma opinião empírica, que devia, quanto a mim, ser confirmada ou infirmada por um estudo transversal, abrangente, feito por uma entidade independente e credível.

É exactamente por isso que lutamos.

Anónimo disse...

"feito por uma entidade independente e credível."

Quem? O IST? A ENIDH? Outra escola nacional de renome?

Porque é que também não pede um estudo independente à existência ou não de deus? Gastam-se pipas de dinheiro à conta de uma história da carochinha!