03/02/2012

Incubadora de empresas nasce na Baixa com o apoio da câmara



Parceria com o Montepio e o IAPMEI, e verbas do orçamento participativo, apoia ideias novas na Baixa

in Público

Uma dúzia de pequenas empresas está já a funcionar na Associação Nova Incubadora de Lisboa - Startup Lisboa, cujas instalações foram ontem inauguradas num edifício reabilitado na Baixa. A Sturtup Lisboa conta com verbas do orçamento participativo da Câmara de Lisboa e, além do município, tem como parceiros o Montepio Geral e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).
A associação tem como principal missão o apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, "com grande potencial de crescimento", e a sua localização na Rua da Prata visa também a revitalização do centro histórico de Lisboa.
Uma empresa que arrenda quartos a jovens estudantes em Lisboa (Uniplaces), uma empresa de prestação de serviços às famílias (Pumpkin), uma empresa de identificação de promoções comerciais (Mobittoo) ou outra de aplicações para telemóveis sobre golfe (Hole19) são alguns dos exemplos das startups- pequenos negócios que estão a dar os primeiros passos - que ocupam um edifício do Montepio, que se encontrava degradado e foi recuperado para o efeito.
Para já, são 12 empresas que empregam cerca de 50 trabalhadores: são jovens, na sua maioria entre os 20 e os 35 anos, das áreas das novas tecnologias e comunicações e com "grande potencial de crescimento ou de internacionalização", disse à Agência Lusa o director da Startup Lisboa, João Vasconcelos.
A sede da incubadora, no n.º 78 da Rua da Prata, ao lado da loja Lisbon Lovers - onde as empresas vão poder testar os seus produtos - tem espaço para 30 startups.
As empresas têm seis meses para se desenvolverem na incubadora, onde só pagam as despesas de electricidade, água e comunicações e podem usufruir de apoio jurídico, financeiro, fiscal ou demarketing, explicou João Vasconcelos.
"O objectivo é que cresçam aqui, como numa incubadora, para depois se expandirem para o seu espaço e para que dêem lugar a outras empresas", disse o director da Startup Lisboa.
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa - que esteve presente na inauguração, bem como o secretário de Estado da Economia, Almeida Henriques -, salientou que a incubadora nasceu no coração da cidade porque "esta é uma oportunidade excelente de desenvolvimento e de ocupar espaços vazios".
António Costa frisou também que "não faltam espaços vazios para ocupar" na Baixa Pombalina e sugeriu aos proprietários que avancem com a sua reabilitação e com projectos como o da Startup Lisboa para "arrendarem e ganhar dinheiro".

1 comentário:

Paulo Ferrero disse...

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E! E só por isso é uma excelente notícia. E que abram mais, claro.