04/07/2007

As manchetes e a realidade

«a manchete do “Público” de hoje é do mais infantil que tenho lido. Dizer que autarquia de Lisboa é “recordista no número de funcionários per capita” sem recordar que a Câmara serve, cinco dias por semana, o triplo da população que habita a cidade é absolutamente primário. É que os moradores de Oeiras, de Vila Franca e Almada que trabalham em Lisboa também produzem lixo, também andam de carro, também usam jardins... »
É difícil não concordar com Daniel Oliveira: é que é muito fácil atirar para o ar alguns números, com o objectivo de condicionar opiniões, conduzindo a conclusões que não se fundamentam na realidade como um todo.

3 comentários:

Paulo Ferrero disse...

O pior é que se esquecem de um pormenor: o que se pretende é mais gente a viver em Lisboa, donde, o problema (a haver problema) deixaria de existir se morassem em Lisboa exactamente os mais de 1,5 milhões de habitantes que aqui viviam nos finais de 60. Aí, já estaríamos no mesmo plano das cidades referidas...

Miguel Carvalho disse...

Eu acho que vou criar um prémio de 1000€ para quem conseguir uma edição do Púlico, DN, JN, etc... que não tenha manipulações grosseiras de números como essa.
É o mais grave é que a maioria é intencional.

Anónimo disse...

Isto deve ser o Alberto Costa a abrir caminho para os despedimentos.
Como a mentira faz parte do vocabulário desses individuos, não aumentavam os impostos, quem se queixar ou manifestar leva com um processo.
Quem tinha razão era a besta do Jorge Coelho quem se mete com o PS leva!