10/10/2007

Clube de Tiro entregou plano de recuperação

In Jornal de Notícias (10/10/2007)

«O Clube de Tiro de Monsanto entregou na Autarquia, ontem, um projecto de recuperação do qual dependerá a manutenção do clube no local, anunciou o vereador do Ambiente e dos Espaços Verdes da Câmara de Lisboa.

José Sá Fernandes, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do projecto de Oferta Educativa da Autarquia para 2007/2008 (ver notícia na página 25), acrescentou que se o projecto contemplar a ausência de ruído e a não-contaminação do solo com chumbo, "certamente que será viabilizado pela Autarquia".

"Se não, é claro que o Clube de Tiro terá de sair de Monsanto", sublinhou José Sá Fernandes, que tem sido uma das vozes mais críticas à manutenção do Clube Português de Tiro a Chumbo em Monsanto.

Parecer técnico

Segundo Sá Fernandes, o projecto que ontem deu entrada na Autarquia será agora analisado por técnicos, "que dentro de uma semana ou duas já deverão ter um parecer sobre a manutenção ou não do Clube de Tiro em Monsanto".

Apesar de frisar que a manutenção ou não do Clube de Tiro em Monsanto terá de ser votada em sessão de Câmara, não dependendo apenas de si, José Sá Fernandes sublinhou discordar com a manutenção daquela infra-estrutura nos moldes em que ela está implantada.

O Clube Português de Tiro a chumbo, localizado no Monte das Perdizes, em Monsanto, foi fundado em 1935.

Situado em terrenos da Câmara Municipal de Lisboa, o Clube de Tiro tem um contrato de concessão, com revalidações de 10 em 10 anos, sendo que a última já expirou.»

JSF tem aqui uma oportunidade de ouro de fazer história em Lisboa. As condições que exigiu ao clube são, como é óbvio, inatingíveis: a modalidade não existe sem chumbo, e o chumbos hão-de sempre cair em algum lugar; tal como haverá sempre perigo e poluição naquela zona de Monsanto. A CML deve arranjar outro local para a prática de tiro.

À margem, não compreendo as razões pelas quais os serviços da CML não foram tidos nem achados no «desenho» da oferta de terrenos do Parque da Bela Vista ao IPO. Aí, foram ignorados. Porquê?

3 comentários:

aeloy disse...

Pois caro Paulo, já vi burros a andarem de bicicleta... não me parece que seja impossível seja a resolução do problema do ruído seja a do chumbo, é só uma questão de investimento em novos sistemas, mais dispendiosos...
E quando JSF coloca isso como constrangimento está a abrir a porta...
A questão é se um equipamento destes deve ter aquela localização. E isso é que é decisão. As técnicas encontram, sempre, alternativas e soluções técnicas...
Abs
António Eloy

CIDADANIA LX disse...

Pois é, esqueci-me que todos os dias há invenções novas, olha, deviam inventar o tiro ao chumbo ... virtual. Talvez os filhos dos actuais praticantes passem a sê-lo de sofá. Agora a sério, o clube deve ir para outro lado, não faz sentido: Monsanto é para ser um espaço verde; verde, oxigénio, lazer e pouco barulho.

Anónimo disse...

esse é que é o cerne da questão.O campo de tiro é incompativel com tudo o que deve ser o P F Monsanto.

A. lourenço