25/02/2008

AS ÁRVORES NAS CIDADES


Grande parte das árvores existentes nas cidades quer em jardins públicos e privados quer em alinhamento nas ruas e avenidas são o resultado de plantações executadas pelo Homem. Para além da plantação das árvores, o Homem procede também ao planeamento e construção do edificado.

Muitas vezes estes dois elementos; o natural e o construído entram em competição por se alterarem os pressupostos iniciais com que foram concebidos.

Em resultado desta alteração acontecem situações como a que a fotografia que ilustra este pequeno artigo documenta (palmeira situada no início da Av. Infante Santo. Este exemplar encontra-se por baixo da passagem pedonal que atravessa a Av. 24 de Julho, facto que a impede de crescer).

Que fazer, então? Parece-nos que o mais recomendado, já que não se podem deslocar casas e pontes, será transplantar os elementos vegetais para outros lugares na cidade, actividade que competirá ao departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa.

No pressuposto de que a Câmara Municipal de Lisboa abraçe esta ideia, a Associação Lisboa Verde gostaria de poder contar com a colaboração dos lisboetas no sentido de nos comunicarem através deste blogue situações que deverão ser denunciadas e resolvidas.

Desde já gratos pela vossa colaboração.


Pinto Soares

3 comentários:

FJorge disse...

Um exemplo, entre muitos outros, que revela bem a atitude provinciana que ainda orienta os "arranjos" dos espaços verdes. A maneira pueril como se tenta "embelezar", "melhorar" as obras públicas com estes "canteirozinhos", "palmeirinhas" e "florinhas" é embaraçante. Já para não falar da ignorância que é plantar determinadas espécies vegetais em locais errados. Neste ponto a capital está a par das cidades de província - locais onde ainda poderiamos desculpar ou compreender estas puerilidades.

Anónimo disse...

Pinto Soares, podes contar com a minha colaboração! Estas situações de terceiro mundo devem ser denunciadas e resolvidas!

Anónimo disse...

SANTA IGNORANCIA!