15/02/2008

Bº das Amendoiras: Falta de pagamento deixa os moradores «às escuras»

In Notícias da Manhã (15/2/2008)
Miguel Durão

«A Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras, em Lisboa, afirma que a EDP está a proceder a cortes de luz nos lotes do bairro, desde a passada terça-feira, deixando uma população maioritariamente idosa sem iluminação nos espaços comuns e sem elevadores de acesso às respectivas habitações. Falando ao NM, António André, membro da Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras, diz que “os cortes se devem à falta de pagamento das facturas por parte do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)”, actual gestor do património, situação semelhante a outras que aconteceram anteriormente durante a gestão da Fundação D. Pedro IV. Segundo a Comissão de Moradores, “este é mais um problema que revela o clima de desorganização e desnorte em que se encontra neste momento a gestão do património e do processo de alienação por parte do IHRU”, que tem sido “várias vezes relatado pelos próprios funcionários quando questionados pelos moradores”. O Bairro das Amendoeiras é habitado por cerca de 3500 pessoas, na sua maioria idosas, que necessitam dos elevadores para se deslocarem de e para as suas residências. António André, diz também que se o bairro ainda não está todo «às escuras», isso deve-se à intransigência dos moradores que não deixam os técnicos da EDP desligar a corrente eléctrica. Este responsável diz também que a IHRU se comprometeu a reestruturar os elevadores, com mais de 33 anos. No entanto, apenas tem feito uma «troca de peças». “Comprometeram-se em colocar elevadores novos, mas o que têm feito é apenas a mudança de umas peças o que pressupõe que mais tarde ou mais cedo, estes vão continuar a avariar”, concluiu.
Antes de serem geridos pelo IHRU, estes imóveis estiveram sob responsabilidade da Fundação D. Pedro V, por decisão do Governo de Santana Lopes, mas, com o actual executivo governamental, a gestão passou para as mãos do IHRU.
Contactado pelo NM, fonte daquele organismo afirmou que, na quinta-feira, responsáveis do Instituto estiveram “até às 20h00 na Loja do Cidadão para regularizar o pagamento de todas as dívidas”.»

1 comentário:

Filipe Melo Sousa disse...

Estratégia do Costa para justificar o empréstimo.

"Estão a ver? Estão a ver? Se não nos emprestam o dinheiro, a cidade fica às escuras"