15/02/2008

Para quando o Arco do Triunfo em Lisboa?

L'Arc de triomphe réinvente son musée
LE MONDE 13.02.08 16h50 • Mis à jour le 13.02.08 16h50

Muitos parisienses não sabem que podem visitar um museu no interior do Arco do triunfo. Ainda assim o Arco do Triunfo é visitado por 1,3 milhões de curiosos todos os anos, dos quais 90% são estrangeiros.

Desde 11 de Fevereiro último, um museu completamente novo está disponível nas salas circulares que se encontram nos acessos ao arco – “A maior parte dos visitantes apenas visitavam o terraço, por causa da vista. As pessoas não paravam no pequeno museu dos anos 30” (...)

O Novo museu tem a ambição de lembrar aos turistas que antes de oferecer uma vista panorâmica, o Arco do triunfo é “um monumento simbólico da história de Paris e da história de França, com um colecção rica de esculturas” (...)

Artigo completo: http://www.lemonde.fr/archives/article/2008/02/13/l-arc-de-triomphe-reinvente-son-musee_1010830_0.html

A tradução é minha e não é rigorosa.


Nós também temos por cá um Arco do Triunfo.

-Também tem um terraço (sabiam?).
-Também oferece uma vista panorâmica excepcional (não se vêem 13 avenidas é verdade, mas vê-se um Tejo imenso, um castelo vigilante e tanto tanto mais – com alguma imaginação, até o desaparecido cais das colunas).
-Também tem escadarias laterais, exíguas mas divertidas de subir (reparem numas pequenas portas apodrecidas nas colunas do arco).
-Também tem um salão majestoso no interior da sua abóbada que alberga um relógio que se diz antigo, recentemente recuperado.
-Também tem umas estátuas (umas fazem alusão à Glória coroando o Génio e Valor, outras representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal)

-Tem portanto história.

É é mais pequenino, e talvez seja esse o seu problema - o tamanho da mentalidade dos seus responsáveis e líderes da cidade.

Nunca foi aberto ao público, nunca foi partilhada a sua história. Diz-se que não oferece condições de segurança.
A julgar pelas filas de visitantes que se amontoam frequentemente para subir ao Elevador de Santa Justa e cobrando uma quantia razoável (só precisava de ser metade dos 8 euros que se pagam para visitar o Arco do Triunfo em Paris) dava e sobrava quer para a manutenção do espaço, quer para encher os bolsos de algum iluminado.

Eu não me importo dos bolsos cheios dos outros, mas que a nossa história morra na preguiça de algumas mentes, isso já é diferente.

5 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

E ainda pensam que o acrécimo estrondoso de turistas em Lisboa dura para sempre.

Se nada for feito para mudar a cidade, nomeadamente este caso, os turistas não vão voltar...

Filipe Melo Sousa disse...

De facto é um espaço com potencial, nada explorado. Calculo que com algumas obras pouco avultadas se poderia valorizar o monumento para abri-lo ao público em condições de segurança.

Demonstra o amadorismo da gestão camarária de Lisboa.

Anónimo disse...

Chegado por Email:

APESAR de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco , número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado .

A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.

A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado - técnico superior de 1ª classe , segundo o «Diário da República» - apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade.

A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país que pondera elevar a idade de reforma para os 68 anos, para evitar a ruptura da Segurança Social.

O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro. Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro.

Triplicar o salário. Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4000 euros mensais (800 contos). Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa. O contrato, iniciado em Abril, vigora por um período de 18 meses.

A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2000 euros - a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma, disse ao EXPRESSO Vasco Franco.

Não se ficam, no entanto, por aqui os contributos da fazenda pública para o bolo salarial do dirigente socialista reformado. A somar aos mais de 5000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda mais 900 euros de outra reforma, por ter sido ferido em combate em Moçambique já depois do 25 de Abril (????????), e cerca de 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro.

Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel.

HOMOSAPIENS disse...

O pessoal desculpem, mas as dimensoes do arco de Paris, permitem uma visita, ja que as suas dimensoes sao muito maiores que o arco da rua Augusta.
Imaginem se aquilo fosse para ser visitado. Teria filas e mais filas a espera, sem pensar que pelas dimensoes as pessoas estariam apertadas como aqueles camioes que transportam o gado, e sobretudo imaginem aquelas belissimas estatuas la em cima cheias de grafittis por culpa da enorme educaçao de algumas pessoas.
Esta muito bem assim, so merece um pequena limpeza.

HOMOSAPIENS disse...

E mais uma coisa, o arco da rua Augusta é mais pequeno!!!!!!
E entao qual é o problema, ele foi construido no fim da requalificaçao da baixa depois do terrivel terramoto de 1755, mais precisamente em 1873.
é um arco em honra da reconstruçao da cidade.
E um belissimo arco, bem ao gosto da cidade, nada de fantasias, sobrio e muito elegante, como a cidade.

Enquanto o arco de triunfo de Paris é pura megolomania, foi construido em honra das vitorias militares que França teve na era de Napoleao. Se vocês fazem cuidado ao olhar o arco podem ver ainda la o nome da nossa ALMEIDA. E um arco brutal sem interesse nenhum.
Um arco de triunfo que elogia a guerra sinceramente, nao tinham mais dinheiro que gastar.
Tipicamente parisiense.