19/02/2008

O debate da Terceira travessia do Tejo na RTP. Reacções "on line" 5

O Arquitecto Tudela, urbanista, foi de uma crueza assinalável: o modo rodoviário na solução Chelas-Barreiro só pode ligar à segunda circular. E para isso será necessário construír mais três faixas de cada lado...

Referiu o violento impacto visual quer do lado de Lisboa quer do lado do Barreiro. Em Lisboa será a quarta face do Terreiro do Paço. É uma imagem terrível! Do lado do Barreiro será um tecto com 60 metros de largura em cima do Barreiro...

Poderá ser uma caricatura mas estas imagens ajudam a perceber os impactos desta infraestrutura.

Quanto à ligaação à segunda circular o problema é que a intenção é mesmo essa pois é a via mais parecida com uma ligação regional. Acontece que já está saturada com a actual carga além de que hoje foi defendido que a segunda circular, a prazo, será uma avenida urbana e isso é contraditóriuo com uma ligação directa a uma infraestrutura regional.

O mais grave é que se prevê que a ponte Chelas-Barreiro no modo rodoviário amarre também à avenida central de Chelas para conduzir o tráfego para as Olaias e Av. EUA.

2 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

O problema é mesmo esse: a Ponte, ligando à Segunda Cirdcular e Chelas (não há outra hipótese a não ser a construção de túneis imensos para poder sair fora da cidade) vai apenas permitir que as pessoas vejam o início da fila a meio do Tejo e quem utilize a segunda circular, fique parado logo fora da cidade....

Anónimo disse...

Totalmente falso, a amaração da ponte em Chelas é excelente, mais complicada será a amaração da ponte no Beato ou Xabregas aí íra colidir salvo erro com o conjunto monumental do Museu do Azulejo-Marqueses de Niza.
As pontes são necessárias podem ter beleza, e justamente pelo seu impacto deverá ter um desenho cuidado.
Que seria Paris sem as pontes, Alexandre ou Pont Neuf?
As pontes podem enquadrar a paisagem se forem projectadas com elegância. Não podemos esquecer que parte da 1ª ponte está por cima de Alcantara, agora não podemos esquecer que esta nova ponte atravessa o Tejo e entra em Lisboa a uma cota entre 48.00 a 54.00, esta é a grande diferença bem mais baixo.