13/02/2008

O Rossio não pode continuar assim (1)


Completam-se este ano 10 anos (DEZ!) sobre o términus das obras no Rossio, e desde essa altura que ninguém faz nada em relação ao erro grosseiro que o Metro se permitiu fazer em plena placa central, ao conceber a grelha do seu poço de ventilação (cuja localização é, no mínimo, curiosa) com um desnível de vários centímetros de altura.




Na altura, também, abriu-se uma pequena discussão entre a CML e o Metro, que, à boa maneira lusitana, não deu em nada pelo que ambas as partes nada fizeram para repor a dignidade ao Rossio. Há cerca de 4-5 anos o custo da operação de correcção da grelha andava em 150 mil €.


Com Santana Lopes a coisa virou oficial, pois o então presidente da CML entendeu, mal, fazer do desnível um imenso degrau para turista se sentar ao sol e comer gelados. Pelo andar da carruagem, a coisa vai continuar. Até quando? Não há vergonha?

14 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Alguém me explique qual o mal do degrau, e como raio uma grelha custa 150.000€.

Tiago R. disse...

O facto de as pessoas se sentarem lá demonstra também a falta de mobiliário urbano no Rossio.
Nunca gostei daquela aproximação minimalista. Acho que devia ter mais árvores e mais bancos. Como e onde, que digam os arquitectos.

Quanto à grelha, se calhar é difícil que possa ser alterada.
Tendo em conta os vestígios arqueológicos que se sabe estarem por baixo, qualquer buraco que se abra corre o risco de ficar aberto durante 10 anos!

Anónimo disse...

Enquanto houverem carros espalhados pelos passeios da cidade, enquanto não o bairro alta estiver no estado em que está, a questão do degrau dificilmente pode ser considerada um problema.

Filipe Melo Sousa disse...

O maior problema de Lisboa são os parasitas que não pagam impostos e continuam a reivindicar em plataformas cívicas o modo como esse mesmo dinheiro devia ser gasto, e a cidade devia ser gerida.

Anónimo disse...

ó Pipo, eu pago 42% de IRS. tenho mais direitos como cidadão?

Filipe Melo Sousa disse...

tantos como aquele que não paga nada. e têm o mesmo voto sobre como o dinheiro é gasto. bem-vindo a Portugal

Anónimo disse...

ó sor filipe melo sousa, era interessante ler comentários seus que não fossem:
a) bota-abaixo
b) provocações rotineiras de taxista-armado em-liberal-residente-na-lapa
está a ver?
tem propostas, ideias interessantes, ou só bocas foleiras?

Anónimo disse...

Não vale a pena ir por aí...

Pior que "os parasitas que não pagam impostos e continuam a reivindicar em plataformas cívicas o modo como esse mesmo dinheiro devia ser gasto, e a cidade devia ser gerida" só mesmo aqueles que gostam de comentar para provocar, porque no fundo não sabem fazer mais nada...

Anónimo disse...

lol está bem visto. se no fim do ano só tenho um voto, na altura de pagar impostos devia pagar um euro

eu pago um euro
o presidente da junta paga um euro
o arrumador de carros paga um euro
o antonio costa paga um euro
a dona maria da graça que mora em alfama paga um euro
o sr prior paga um euro
o belmiro paga um euro
toda a gente paga um euro!!!!

Anónimo disse...

O SR FILIPE MELO SOUSA JÁ ALGUMA VEZ OUVIU FALAR EM JUSTIÇA SOCIAL??? SABE QUE NEM TODA A GENTE TEVE AS MESMAS OPORTUNIDADES QUE VOCÊ TEVE À NASCENÇA??

Anónimo disse...

1º ponto a fuga aos impostos não é um problema de Lisboa visto a cobrança ser efectuada pelo estado central.
2º para que diabo é que você trouxe para aqui a questão dos impostos?

postman disse...

Porque não quem não pagar impostos seja impedido de votar? ou quem não votar perde isenções no IRS? "Não votar" é também um direito. Mas que custa ouvir dizer mal deste ou daquele, desta politica ou de outra, e depois se pergunta é: mas votou? E a resposta é não. Lá isso custa. Sobre o Rossio. Também acho que o Dr.João Soares foi amiguinho do Matropolitano, mas as alterações que foram feitas, foi uma das facturas que o Dr. Lopes teve que pagar a dois arquitectos, sem concurso, sem processo, sem documentos. Reparem nos Quiosques amarelos que lá existem. Completamente sujos , alguns fechados e "graffitados". Não se podem tirar? Não!!! São obra de autor!!!! Portanto o que é isso de um "banco" onde se sentam MESMO os turistas?

Anónimo disse...

"tantos como aquele que não paga nada. e têm o mesmo voto sobre como o dinheiro é gasto. bem-vindo a Portugal" ò Pipo, mas onde é que não é assim?

Presumo que, por tua vontade, o Berardo, o Belmiro e uns quantos decidiam o que se fazia no país, quiçá deixar de ser independente.

LOL és um pagode!!!

HOMOSAPIENS disse...

Deixem la a grelha tranquila, eu ca adoro-a sobretudo quando passam ali senhorecas com saias e fazem-se de MARYLIN MONROE:-)).