25/10/2008

"Associação de moradores vai tomar conta da limpeza na Cova da Moura-PUBLICO-25.10.2008
(...) A câmara vai estabelecer um protocolo com a associação de moradores para a formação profissional na área da manutenção e conservação da limpeza de arruamentos, "com vista à sua inserção na comunidade a nível pessoal e profissional", segundo uma nota municipal acerca das deliberações do executivo. Em comunicado, a CDU informa que votou contra a proposta por o presidente do município ter recusado que a tarefa fosse descentralizada para a Junta de Freguesia da Buraca. Os comunistas consideram que a medida "desresponsabiliza a câmara de uma obrigação que tem atribuída por lei e colocá-la às costas de uma associação prestigiada, mas sem experiência nesta área".
Emílio Teixeira não partilha das críticas, uma vez que foi a associação a que preside que se disponibilizou para assumir a limpeza "no interesse do bairro". O representante dos moradores explicou que a junta "não fazia nada" e que a câmara vai disponibilizar equipamentos e o pagamento a quem trabalhar na limpeza da Cova da Moura.
Emílio Teixeira admite que, ao princípio, dará mais trabalho a limpar, mas que, com a manutenção, espera que "as pessoas olhem de outra forma para o local onde moram"."

***
CDS-PP quer saber se câmara pagará prejuízos em Sete Rios-PUBLICO-25.10.2008
(...) A questão consta de um requerimento do deputado democrata-cristão António Carlos Monteiro, em que o parlamentar pretende também saber quando foram limpas pela última vez as sarjetas, sumidoras e meios de escoamento das águas nas zonas agora afectadas pelas inundações.
O CDS-PP quer ser informado sobre as medidas tomadas pelo executivo camarário para executar as deliberações da assembleia municipal que recomendaram "obras de alterações nas vias com problemas no escoamento das águas". António Carlos Monteiro quer ter acesso ao relatório da autarquia sobre os prejuízos causados com as "conclusões sobre causas e responsabilidades".
A Assembleia Municipal de Lisboa já tinha exigido na terça-feira, através de uma recomendação apresentada pelo CDS, ser informada das medidas preventivas de cheias. Lusa "

Sem comentários: