Ficam aqui os comunicados dos comerciantes das Docas:
«Caros amigos,
Se quiserem ver o link da apresentação do Governo e a partir dai fazerem uma impressão da apresentação; é uma verdadeira caixa de surpresas em termos de dados e contradições!
Comentários:
1. Pretende embrulhar transporte de pessoas da linha de Cascais com transporte de mercadorias, numa manobra que já conhecemos e não deveremos alimentar. Em todo o caso como referência cabe destacar a incongruência do slide 9 em que se vê que em 8 anos (de 2000 a 2007) o número de passageiros do comboio de cascais desce cerca de 20% e agora, por artes mágicas prevêem que nos próximos 10 anos suba 39%!
2. Em termos de transporte de contentores ensaiam a cartada da redução do trafego rodoviario. No entanto basta fazer contas com base nos dados de slide 11 para ver que o TRANSPORTE RODOVIARIO AUMENTA 62% (actual: 78% x 340.000 TEU/ano=265.000 TEU ano por rodovia. Futura: 43% x 1.000.000 TEU/ano = 430.000 TEU ano por rodovia), TUDO A SAIR DE ALCÂNTARA!!!!
Para nós este ponto é crucial e digno de artigos em imprensa por si só.
3. Em termos de investimento só nesta apresentação fica logo claro que só relativamente a parte de Contentores o encargo do Estado/APL/Refer é de €121,7 milhões Slide 10: investimento total 348,4 milhões Slide 12: investimento concessionario 226,7 milhões
4. No comunicado de Liscont refere que não pagarão taxas de actividade portuaria nas zonas onde haje intervenção. Segundo o slide 10 parece haver intervenção em pelo menos 50% da area. Quer isto dizer que metade da movimentação estará isenta de taxas???
5. Fica também claro desta apresentação que o objectivo principal logístico não a cidade de Lisboa (beneficiando assim dum encurtamento das distâncias como refere comunicado Liscont) mas sim a ligação às plataformas logísticas de Poceirão (margem SUL!!!), Bobadela e Castanheira do Ribatejo. Vamos descarregar contentores no centro de Lisboa, para os transportar para a periferia!!!
Mais uma incongruência com comunicado Liscont.
Outras notas:
A)Comunicado Liscont refere no ponto 1 que actividade portuaria é responsável por 140.000 empregos. No slide 2 "só" são 38.000. Mesmo assim um exagero que seria necessario fundamentar sobretudo à luz da pregunta: se não se fizer alargamento quantos desses 38.000 empregos se perderão ou quantos novos serão criados?
B) Assim de repente esta apresentação refere investimentos de 420 milhões para além dos do terminal!!! (slides 4+9) ...»
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3 comentários:
ou somos todos burros ou não andamos a ler os mesmos documentos....
comentário ao ponto 1:
Vamos supor que se estuda a necessidade de uma piscina na Aldeia X. A aldeia X, no presente, não tem rio, mar ou outras piscinas.
Assim, um gráfico potenciais utilizadores é zero até à construção da piscina, começando aí a subir.
Ou seja, a piscina tem um efeito indutor na quantidade de nadadores.
Julgo que o mesmo se pode aplicar neste caso. Assim que as obras estão concluídas, a procura sobe porque a oferta é melhor e maior.
este post só revela desconhecimento.
a área total do porto mantém-se e cresce para o rio e não para a cidade.
as docas mantém-se.
a linha ferrea acaba e podemos chegar ao rio.
se forem espertos vao ler a lei e descobem que ha situações em que se pode fazer ajuste directo sem concurso, perfeitamente legais e que servem para todos.
os contentores todos empilhados nao sao mais altos que os edificios que la estão.
o custo da saída do porto de lisboa seriam catastroficas.
mandar tudo p sines, implica um custo brutal. querem pagar mercadoriAS MAIS CARAS?
este país é so treinadores de bancada....
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