09/10/2008

Seis milhões de euros despejados na sucata

Lisboa. Passagem superior pedonal de Alcântara desmontada Custou seis milhões de euros e serviu durante quase duas décadas para ligar as estações de comboios de Alcântara-Terra e Alcântara-Mar, em Lisboa, mas está agora transformada num monte de sucata depositado nas instalações da REFER - Rede Ferroviária Nacional - na Avenida de Ceuta. "A estrutura foi especificamente concebida para aquele projecto e não pode ser reutilizada noutro espaço", explicou fonte da empresa.

A passagem superior pedonal de Alcântara foi desmontada em finais de Setembro e agora os utentes terão de esperar mais quatro anos por uma alternativa. O projecto "Nova Alcântara", anunciado em Março pelo Governo de José Sócrates prevê, entre outras obras, que até 2012 esteja concluído o enterramento da Linha de Cintura e a construção de uma única estação - Alcântara Rio - com acesso subterrâneo.

Mas José Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, gostaria que o plano fosse mais ambicioso e contemplasse também o soterramento da linha de Cascais até à zona da Avenida Infante Santo. "Seria a melhor solução para libertar aquela área dos comboios."

O que já não tem solução, esclarece José Godinho, é a travessia pedonal que, ao longo de 17 anos, assegurou a ligação entre as duas estações de comboios: "A estrutura foi inaugurada em Setembro de 1991 e custou na altura 1,2 milhões de contos [seis milhões de euros] pagos pelo Estado. Desde o início defendi que esta seria uma obra inútil."

Os elevados custos de vigilância e de manutenção foram as principais razões para o autarca prever o fracasso do projecto: "Após a inauguração da obra, a REFER contava gastar 41 mil contos [205 mil euros] por mês para manter e vigiar o espaço, mas ao final de três anos desistiu--se de assegurar o policiamento permanente." A estrutura deixou de ser utilizada e acabou por degradar-se.
In DN

2 comentários:

Anónimo disse...

O sr presidente da junta tem razão numa coisa: ninguém a utiliza.
É claro-pois então. Se ela já não existe, porque raio alguém havia de a utilizar?

Quanto a mim, fiz o trajecto alternativo duas vezes. Sinceramente, é o degredo. Não tenho pachorra para andar no meio dos carros em ruas sem passeis e ter de atravessar ruas sem passadeiras onde já ia ficando atropelado.

Agora...carro pela autoestrada.

Anónimo disse...

Era bem mais barato logo em 1991 fazer um passeio em condições no dois lados da avenida.

em relação ao enterrar a linha do comboio desde alcantara até ao cais do sodre. lamento mas não concordo, pelo menos para já existem coisas bem mais importantes onde gastar esses €€€ todos