20/10/2008

Viva o Bairro Alto - Petição contra o encerramento dos Bares ás 2 da manhã

Foto de: arrastao.weblog.com.pt

Texto da Petição denominada Viva o Bairro Alto

“Ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,

Somos frequentadores, moradores e comerciantes do Bairro Alto, e estamos visivelmente satisfeitos com as decisões tomadas por V.Exa. relativas à limpeza das ruas deste bairro típico da cidade e à promoção da segurança nessas mesmas ruas.

Contudo, de forma alguma podemos concordar com a limitação do horário de funcionamento dos bares até às 2 horas da manhã.

O Bairro Alto, principalmente desde a chegada do Metropolitano à estação da Baixa-Chiado, tem-se tornado o espaço nocturno por excelência de Lisboa. Não só devido a esse facto, mas porque muitos e muitos cidadãos preferem aquelas ruas, aquele espaço, toda uma envolvência que o torna o espaço ideal da cidade para estar à vontade com os amigos, um espaço de alegria e diversão como nenhum outro, decididamente insubstituível.

É, para além disso, a zona de diversão nocturna mais procurada pelos estrangeiros que visitam Lisboa, onde podem jantar numa zona tão típica e também divertir-se. Um encerramento dos bares às 2 horas vai proceder a um corte abrupto na tão animada vida nocturna do Bairro Alto.

Os frequentadores dos bares, na sua grande maioria, não estão interessados em dirigir-se a qualquer discoteca, dentro ou fora do Bairro. A muitos não lhes agrada qualquer outra zona da cidade para sair à noite. Aliás, a grande maioria das outras zonas de diversão nocturna, ou mesmo todas, estão ocupadas por espaços de filosofia totalmente diferente.

Não é também por acaso que moradores e comerciantes não concordam com tal medida. Os moradores sabem que muito do seu ganha-pão provém da actividade hoteleira ali exercida. E que a consequência prática da imposição desse horário de encerramento será inevitavelmente a perda brutal de receitas, transferidas para outras zonas da cidade ou mesmo para os hipermercados, pois se calhar muita gente passará a optar por festas em casa...

Por outro lado, essa medida é totalmente contraditória com o recente estabelecimento, através do Governo e da Carris, do serviço shuttle a ligar o Bairro Alto a Belém entre as 22.00 e as 5.00, bem como com o reforço da Rede da Madrugada nas noites de fim-de-semana e vésperas de feriado para intervalos de 30 minutos, medidas essas que representam um substancial incentivo ao uso do transporte público e à não utilização de automóvel para saídas nocturnas, e que como tal são sem dúvida merecedoras dos maiores elogios.

Não podemos deixar de ter em conta que o Bairro Alto é a zona de diversão nocturna mais bem situada da cidade em termos de transportes públicos, não só pela estação de metro Baixa-Chiado e pelos autocarros, designadamente o 202, como também por se encontrar muito próximo dos Restauradores, Rossio e Cais do Sodré. E não será certamente por acaso que a Carris escolheu o Cais do Sodré para terminal da grande maioria das carreiras da Rede da Madrugada.

Por fim, queremos alertar para os problemas de segurança que podem vir a verificar-se por consequência do novo horário. Não só uma saída em massa de pessoas à mesma hora de uma mesma zona pode causar problemas a vários níveis, designadamente por a possibilidade de ocorrência de rixas aumentar substancialmente (o que não acontece com o horário actual, atentas as características da zona, que leva a que as pessoas vão saindo aos poucos), como a diminuição do número de pessoas presentes pode levar a que certas áreas se tornem apenas frequentadas por indivíduos cuja presença em quase exclusivo se torne intimidadora para a generalidade dos cidadãos, facto que prejudicará em última análise e acima de tudo os comerciantes.

Por isso, Sr. Presidente, apelamos a que o horário de abertura dos bares no Bairro Alto se mantenha até às 4 horas, sendo que tal horário, como é certamente do seu conhecimento, apenas se efectiva aos fins-de-semana, pois durante a semana os bares fecham não depois das 2 horas.

Viva o Bairro Alto! “

A isto remataria a titulo pessoal que, ao exemplo do que aconteceu na Ilha de Tavira em que Macário Correia, depois do encerramento dos bares mais cedo, se viu a braços com o inicio da prática do botellón (prática de compra de bebida em supermercados e consumo posterior na rua) com consequências imprevisíveis ao nível da criminalidade, devido ao fecho dos locais.

Para assinar: http://www.petitiononline.com/bairalto/petition.html

16 comentários:

Anónimo disse...

Tenham juízo e deixem as pessoas dormir! imagino o que é viver naquelas casas...

Anónimo disse...

Quem foi para lá morar entretanto já sabia ao que ia, e não tem o direito de exigir a mudança de características do local.

Os moradores mais antigos, pelo contrário, estão solidários com os comerciantes !

Anónimo disse...

Sr.s donos de bares: Não falem em nome dos moradores, pois vocês só cá estão à poucos anos.Eu sou morador no BA à 31 anos e sinto-me muito incomodado com a vossa actividade de lucro fácil. Acho que deviam encerrar à meia noite durante a semana e às duas no fds. Os sr.s tb dormem ou não? Gostavam que eu fizesse uma festa à frente da vossa casa em quanto dormem?

Anónimo disse...

Coitadinhos dos "comercientes da noite". Tão humildes! Têm que manter os seus porches...

Anónimo disse...

Os bares impuseram-se no BA desde à 20 anos devido à falta de zelo dos responsáveis camarários e aos favorecimentos obscuros. Dizer que os bares fazem parte do BA vale o que vale. O casal ventoso tb fazia parte de Lx e mandaram-no a baixo.

Anónimo disse...

duvido muito dessa de que os moradores antigos não querem o encerramento dos bares as 2 da manhã.

Lesma Morta disse...

Numa altura em que motivado pela cada vez mais tardia hora de saída dos empregos, em que cada vez se sai mais tarde para jantar, onde é comum abandonar o restaurante por volta da meia noite ou mais, passa a ser com esta medida, inútil a ida até ao Bairro (como é chamado pela rapaziada), tomar um copo. Com uma decisão destas, a CML vai acabar com o local nocturno lisboeta mais conhecido internacionalmente e arrasar com o comércio local que a 90% se dedica à actividade nocturna. Quem não entende isto, ou nunca lá foi ou está completamente a leste.
Quanto ao Sr. Presidente da CML, se impuser esta lei com os custos que enumerei, não se esqueça também de actualizar a hora de pagamento dos parquímetros já que os aumentaram para meter mais algum ao bolso da edilidade aproveitando-se dessa mesma rapaziada que agora querem deitar mais cedo ou transferi-la para outros lugares.
Sorte as Docas e outros locais cujos bares têm licença para estar abertos até as 4. Azar os comerciantes do Bairro Alto que andam ao sabor da disposição com que acordam os autarcas desta nossa terra.

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

Esquece que nas docas os bares não chateiam ninguém. E se sai tarde, imagine o que é estar cansado e não poder dormir. É um direito elementar de cada cidadão, aliás de cada ser humano.

Anónimo disse...

moro no BA e não concordo com o encerramento as 2h...

não vivo de bares, mas os bares dão-me a segurança de uma rua movimentada até tarde...

quem mora nas avenidas pede para o trânsito (que passa toda a noite) para?

deixem-se de tretas

Anónimo disse...

Moro num 2º andar. Já dormi em casas ao pé de linhas de comboio e de vias com trafego automóvel intenso e nada se compara ao que já vivi no BA. E imagino os idosos que moram no R/C e 1º andar - é uma zona de guerra. Chama a isto segurança?

Lesma Morta disse...

O problema bem à portuguesa é o de empurrar o lixo para baixo do tapete. Aqui, não sabendo estudar alternativas que vão ao encontro de todos, encerram-se os bares. Assim é facil. Não dá muito que pensar. Haveria com certeza alternativas, algumas sugestões que todos poderiam dar para minimizar os efeitos sonoros que é naturalmente o que mais prejudica. Mas estou de acordo que assim que forem encerrados os bares à uma da manha, a insegurança no Bairro aumentará exponencialmente.

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

Sr. Jorge Santos Silva,
Não sei onde o senhor mora, mas concerteza que não vai para o bairro alto até às tantas todos os dias. Há dias em que está cansado e quer descanso. Se calhar até pode ter filhos, que tenham que ir para a escola no dia seguinte. Se calhar tem pais ou avós idosos, uma esposa grávida, ou se calhar simplesmente gostaria de paz e sossego na sua casa. Imagine o que é ter todos os dias a algazarra que se vive no bairro alto à sua porta, impedindo o seu descaso e dos seus.
É inadmissível que se use o nome moradores do bairro alto para ajudar à idiotice que é esta petição. Não conheço ninguém que more no bairro alto que diga que gosta do barulho toda a noite. Não acredito que alguém se sinta seguro por ter uma série de gajos com os copos todas as noites à porta de casa.
Sr. Jorge Santos Silva, que tal, se no sítio onde mora abrissem uma série de bares até Às 4 da manhã? Era bonito não era?
As docas podem estar abertas até tarde, pudera, não incomodam NINGUÉM! Primeiro que tudo está a qualidade de vida das pessoas na zona onde moram, só depois vem a sua diversão e o jeito que lhe dá ter o bairro alto com tão boas acessibilidades.
Mais, essas ameaças de insegurança e de botellon, não merecem outra coisa que não uma gargalhada. Então quer dizer, é a mesma coisa que dizer que o melhor é dar uma moeda aos arrumadores, porque pelo menos assim não andam a roubar as pessoas. É ridículo e ofensivo para quem tenha dois dedos de testa.
E mais, para mim encerrar a essa hora é demasiado tarde já. Nas zonas residenciais, pelos motivos que já enunciei, o horario de encerramento devia ser Às 22 ou 23h o mais tardar, e não devia ser tolerado barulho mais tarde que isso.
Não sei se é o seu caso, Sr. Jorge Santos Silva, ou não, mas este tipo de atitude e conversa é característica daqueles senhores que andam nos seus bmw's e mercedes que acham que têm mais direitos do que os outros. Não têm. Toda a gente merece paz e sossego no seu lar. Não foram os moradores do bairro alto que foram morar por cima de um bar, foram os bares que se instalaram ali.

Por ultimo um comentário ao blog. Fui atraído para aqui hoje através de um artigo do Miguel Sousa Tavares acerca do terminal de contentores. Fui lendo o blog do fim para o princípio e tudo me agradou bastante, a defesa da cidadania em Lisboa é uma causa que me agrada. Mas era bom demais para ser verdade. Chegado a este post, deparo-me finalmente com o tradicional costume lisboeta do eu sou mais que os outros. Enfim... o que se pode fazer...

Anónimo disse...

Contra o encerramento dos bares às 2h.
Na noite de Sábado vamos ao Bairro Alto e lá ficamos.
Há encontro no Largo Camões às 2h30.
Levam-se bebidas, palavras, sons e sacos para o lixo.
Queremos espaços para conviver.
Para sair à rua não se paga entrada.
Traz gente contigo.
Divulga e seremos maiscásmães

Anónimo disse...

Olá a todos! Como seria de esperar, e à boa maneira portuguesa, quando alguém resolve fazer qualquer coisa: o que se faz? Deitar abaixo!

E quando digo isto, não me estou a referir ao objecto desta petição, que no meu entender não foi de todo bem fundamentada.

Não moro no bairro apesar de já ter vivido por lá durante alguns dias ao longo dos anos. Mas frequento o BA há mais de duas dezenas de anos.
Antes de mim, já o meu pai por lá andou no início da década de 60.

Mas histórias à parte... O que mudou não foram apenas os horários dos bares!!! Ou então porque é que se vê em tudo quanto é loja um cartaz sobre este assunto?

E para quem mora há 32 anos no BA só agora é que se sente incomodado com o barulho???! Provavelmente NÃO! E... o que fizeram para resolver isso? Provavelmente, nada! E porquê? Quem explica isso muito bem é o grupo musical Deolinda, na canção "Movimento Perpétuo Associativo"!

Falar em nome dos moradores é, de facto errado, quando estes NÃO são consultados! Mas a CML que também fala em nome dos moradores consultou-os?!?? Conheço vários moradores e nenhum foi consultado!!

Para quem tem a memória curta, lembram-se do que aconteceu há uns anos ao BA, quando a afluência de pessoas começou a decair?!? Lembram-se das causas?

Morar num bairro emblemático e conhecido internacionalmente é MAU? Se tem factores que incomodam, há que os minimizar e combater, mas de forma a anular o fundamento da sua existência!

"Cortar o mal pela raíz!" - expressão conhecida por todos.
Se tivermos joio no meio do trigo, cortamos tudo e ficamos sem nada. Se tivermos o trabalho de pensar e executar uma medida que acabe com quase todo o joio e com o mínimo de trigo, certamente que ficaremos com o que comer.

O BA vive do turismo, quer ele seja estrangeiro, nacional ou mesmo Lisboeta. Por isso, não acabem com o BA!

Anónimo disse...

é realmente uma tristeza o que se pretende fazer com o bairro alto. acredito que sejam grandes os interesses imobiliários por trás, o que torna todo o jogo ainda mais asqueroso.
ao senhor que mora no bairro alto há 31 anos e que se queixa muito, resta-me supor que preferia a zona de putas que o bairro alto era na altura em que se mudou para lá.
e já agora, se querem fazer isto no bairro alto, porque é que não fazem também em santos e na 24? que eu saiba são também áreas habitacionais, e de frequentabilidade bem mais duvidosa!

Anónimo disse...

Eu tambem moro no Bairro Alto e trabalho, sou comerciante, quando arrisquei um investimento na zona, no qual hipotequei a minha propia habitação foi pimeiro á CML, no qual me garantiam que o espaço estava licenciado até ás 4h. Agora depois do investimento feito, com a redução dos horários, tenho quebras na ordem dos 80%. Não vou conseguir cumprir com as obrigações ao Banco, e o mais certo é ficar sem habitação,e eu, a minha mulher e a minha bébe de 14 meses, irmos para a rua. Nós somos trabalhadores como tantos outros, que estamos noite apos noite para sustento das nossas familias, não somos criminosos, pagamos os nossos impostos para que senhores, esses sim andarem com motoristas privados, em viaturas que custam mais do que se calhar eu iria juntar na minha vida de contribuinte. Nós não estamos noite após noite, por diversão, mas sim por trabalho. É tão fácil ao sr presidente da CML arrasar com familias que dependem do sustento dos seus estabelecimentos. E eu sim posso falar com conhecimento de causa que nem todos os moradores são contra o ''encerramento'', e muitos deles que já lá vivem há mais de 31 anos...
Nestes tempos de crise que atravessamos a solução desse sr da CML é de provocar falência aos comerciantes, sem tentar arranjar uma solução que não prejudique todas as partes, sejam elas moradores ou comerciantes.
Talvez a edificação que se fala de hoteis na zona do Bairro Alto, vai contribuir com alguma contazinha off-shore...
Pensem os velhos do Restelo que estão a defender o vosso sono...pensem BEM.