29/10/2008

O caricato ... se os contentores triplicarem

In Público (29/10/2008)
Inês Boaventura


«Câmara Municipal de Lisboa vota documento que antecipa para 2013 execução de metas ambientais

Reduzir o consumo de energia em 8,9 por cento e o consumo de água potável em 7,8 por cento até 2013 são duas das metas estabelecidas na Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa. O documento, elaborado pela agência municipal Lisboa E-Nova, vai ser votado na reunião do executivo camarário de hoje.
O plano analisa os consumos de energia, água e materiais em Lisboa e a partir daí define um conjunto de objectivos a alcançar até 2013, que representam uma antecipação dos objectivos fixados pela União Europeia para 2020 e pelo Governo português para 2015. A estratégia estabelecida, lê-se no documento, "face às perspectivas do futuro é modesta, mas face à cultura dominante a sua concretização é muito difícil".
Em relação ao consumo de água, as metas definidas implicam não só reduzir a procura de água potável, mas também reduzir em 15,6 por cento as perdas existentes na rede pública de distribuição. Pretende-se ainda promover o consumo de águas recicladas "para todos os usos em que a água não carece de qualidade potável".
Para diminuir o consumo de energia em 8,9 por cento, a estratégia aponta o sector dos transportes rodoviários como aquele em que se espera "a maior taxa de redução". Mas a própria Câmara de Lisboa assume, "para si e para os seus serviços, objectivos mais exigentes", colocando a fasquia em 9,4 por cento.
Por fim, o documento fixa em dez por cento a meta de redução do consumo de "materiais que não são directamente integráveis na tecnosfera e na biosfera". Quanto à recolha selectiva de materiais, a expectativa é que sofra um aumento superior a 29 por cento nos próximos anos.
"A presente proposta de estratégia centra-se na redução dos consumos de energia, de água e dos materiais, mas com melhoria de qualidade de vida", lê-se no documento, onde se ressalva que "uma cultura e um parque edificado não se mudam como se muda de automóvel ou telemóvel". Na Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa sublinha-se ainda que "as metas enunciadas representam uma significativa inflexão em muitos hábitos e práticas e só poderão ser alcançados com uma participação activa e esclarecida de todos os cidadãos".
Ontem a autarquia procedeu à inauguração de um sensor de luminosidade no relógio astronómico em funcionamento em Palhavã, com o propósito de garantir que a iluminação pública funciona apenas quando necessário. A possibilidade de instalar outros censores em zonas da cidade com características de luminosidade condicionada vai ser estudada, segundo o vereador José Sá Fernandes. Em Maio de 2009 está prevista a inauguração do primeiro eixo com semáforos de tecnologia LED em Lisboa, em substituição das luminárias convencionais menos eficientes energeticamente.»

Em nota de rodapé convém dizer que o documento da E-Nova é uma coisa tão, tão ... tão que, enfim. Falar-se do edifício da CML no Campo Grande e nos postes de alimentação a veículos eléctricos (basta fotografá-los por essa Lisboa para ver como estão atulhados de carros dos outros e que só abastecerão seja o que for se as pessoas trouxerem extensões de casa, suponho), é tão, tão ... tão que, enfim.

4 comentários:

odete pinto disse...

Podem ainda ser poucos, mas já vi alguns junto ao Castelo e à Sé.
Mesmo que seja só para turistas, vale a pena. Grão a grão...

Anónimo disse...

este post só revela desconhecimento.

a área total do porto mantém-se e cresce para o rio e não para a cidade.

as docas mantém-se.

a linha ferrea acaba e podemos chegar ao rio.

se forem espertos vao ler a lei e descobem que ha situações em que se pode fazer ajuste directo sem concurso, perfeitamente legais e que servem para todos.

os contentores todos empilhados nao sao mais altos que os edificios que la estão.

o custo da saída do porto de lisboa seriam catastroficas.

mandar tudo p sines, implica um custo brutal. querem pagar mercadoriAS MAIS CARAS?

este país é so treinadores de bancada....

Anónimo disse...

Deviam mas e contentorizar-te o Paulo Ferreira. Com um contentor em cima da mona ja piavas fininho. Como e que um gajo tem paciencia para ler estas merdas de posts..

Anónimo disse...

A Administração do Porto de Lisboa organizou uma exposição dedicada ao projecto NovAlcântara, que está patente ao público até ao próximo dia 24 de Novembro, na Gare Marítima de Alcântara. A iniciativa visa dar a conhecer alguns aspectos menos visíveis e debatidos do projecto de expansão do terminal de contentores de Alcântara, bem como o seu alcance e impacto. De acordo com a Administração do Porto de Lisboa, a exposição “inscreve-se numa lógica de responsabilidade social e de respeito e preocupação de cooperação activa com os nossos parceiros, com a comunidade portuária e com a sociedade civil”. Até dia 9 de Novembro, a exposição abre às 10h00 e encerra às 18h00. De 10 a 24 de Novembro, a abertura é às 14h00 e encerramento às 18h00.