16/10/2008

Vélo Paris
Proximidade de escola-Le Marais
Atravessamento para peões e bicicletas - Rue de Rivoli

(Junto ao Hotel de Ville, sinal luminoso de prioridade para os peões )


Entretanto, numa pequena cidade francesa chamada Paris, parece que as coisas funcionam.
E horror dos horrores, vi dois carros em cima dos passeios, mas devidamente bloqueados. Não resisti à tentação de ver a nacionalidade da matrícula....
Sempre achei que os dirigentes locais (não me refiro a nenhuma autarquia em particular), deviam viajar mais, ou melhor, aproveitar melhor as viagens e os congressos. Aprender com os bons exemplos, olhar para eles sem os considerar uma exclusividade, saber como evitar os maus, encontrar formas de adaptar situações, olhar para os locais, ouvir opiniões, trocar ideias. Sim, porque rotundas engalanadas há muito que não fazem sentido, os multi-usos perderem as suas funções, os shoppings já se sabe o quanto canibalizam as cidades, o pequeno comércio não se revitalizou, as ruas vão estando desertas, as praças foram perdendo a sua maior riqueza enquanto local de socialização, os bancos de madeira foram substítuidos por blocos de cimento sem encosto nem sombra, e já se viu que o modelo único do urbanismo, sem criatividade, só trouxe localidades mais enfadonhas. Deve ser isto a que chamam progresso.



Paris: parece que "o progresso" ainda não chegou a esta cidade francesa...

3 comentários:

Anónimo disse...

Eles nem precisam de ir lá fora trocar ideias...basta fazer exactamente o contrario do que têm feito até aqui...parece facil!
Com esta geração já não vamos lá, é rezar e esparar que o magalhaes faça um milagre...

Anónimo disse...

Gostei muito da "Vélo Paris"...
Espaço ordenado para todos, cada coisa no seu lugar....SIMPLES !

JA

M Isabel G disse...

Leitor Filipe
Todos os seus comentários sobre o post serão bem-vindos. Aleivosias que nada têm a ver com o assunto tratado, não serão aceites. Pensei que já tivesse compreendido esta questão.