25/10/2008

"Política de Santana e Carmona para a reabilitação urbana foi "bastante ruinosa"
PUBLICO - 25.10.2008 -
Manuel Salgado critica a ineficácia das sociedades de reabilitação urbana e as obras "mal lançadas"

a A política de reabilitação urbana seguida pela autarquia nos últimos anos, nomeadamente durante as presidências de Santana Lopes e Carmona Rodrigues, "foi bastante ruinosa para a Câmara de Lisboa". A acusação é de Manuel Salgado, que sublinha o fracasso das obras coercivas e das mega-empreitadas que foram lançadas e a ineficácia das sociedades de reabilitação urbana.
O vereador do Urbanismo lembrou que estava previsto um investimento de 64 milhões de euros em obras coercivas e nas chamadas mega-empreitadas nos bairros históricos, do qual se realizou apenas 60 por cento. Além disso, frisou Manuel Salgado, dez por cento do investimento foi usado para pagar arrendamentos de famílias que foram obrigadas a deixar as suas casas.
Em 2006, continuou o autarca, as empreitadas acabaram por ser suspensas, fosse por estarem "mal lançadas", por haver "reclamações dos empreiteiros" ou devido a "dificuldades" financeiras da autarquia. O resultado, acusou Manuel Salgado, é que as obras estão paradas e as despesas com os arrendamentos mantêm-se, num valor anual estimado de um milhão de euros.
O vereador do Urbanismo e do Planeamento Estratégico lamentou ainda a ineficácia das sociedades de reabilitação urbana, referindo que a Oriental "não teve nenhum trabalho útil" e que a da Baixa "reabilitou um único edifício". Para Salgado, a excepção foi a Sociedade de Reabilitação Urbana Lisboa Ocidental, onde há "um número apreciável de edifícios reabilitados e outros em obra".
Segundo o autarca, existem em Lisboa 55 mil edifícios, 40 por cento dos quais são anteriores a 1940. Desses, 6300 estão "em muito mau estado" e, na maioria dos casos, devolutos. Entre 2003 e 2007, foram construídos 381 novos edifícios na cidade, demolidos 532 e reabilitados 1870. "

3 comentários:

Anónimo disse...

"Política de Santana e Carmona para a reabilitação urbana foi "bastante ruinosa" ????

Já agora Sr.Salgado, diga-nos lá qual foi a autarquia pós 25 Abril... cuja política não tenha sido ruinosa para Lisboa ????

JA

Anónimo disse...

A politica dos "outros" não serve quando não enche os bolsos do amigo salgado, mas quando lhe deu jeito para servir de desenhador do Gregotti, aí era o maximo. Mas desenganem-se os mais incautos, o seu amiguinho já disse que os modulos que faltam no CCB têm que ser acabados. E quem mais poderia terminar a obra? Um provavel arquitecto bem salgado, pois claro. Tem o futuro garantido.
Nas próximas eleições já não vou fazer parte das listas isto é muito cansativo.

Anónimo disse...

É tão fácil criticar os outros senhor Salgado... Por a caso conheço os dois, para uns Carmona e Santana, não fizeram nada, mas vamos ao Joãozinho soares, sou do Bairro da Boavista, aqui que fica na zona sul de Benfica de pois da linha, aquele bairro que esquece por muito tempo, depois ligam quando há eleições, sabe? Calculo que não!!! Esse mesmo senhor por causa das eleições de 2001 deixo uns edifícios mal acabados, elevador não funciona, edifício sem luz, polidesportivo inacabado, foi esse mesmo senhor que fez estas empresas, EMEL, EPUL, MARL, GEBALIS, não foi o Santana nem a Carmona. Não é a família desses dois senhores que andam a comer há grande e há francesa SR. Salgado? Quando dá-se entrevistas, pensa-se melhor o que rodeia…